Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
José Luís Moreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 29 jun 2011, 22:35

Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por José Luís Moreira » 16 ago 2012, 18:04

Olá, gostaria de compartilhar um dúvida com vocês.

Estou olhando alguns bocais para comprar, e pelo que andei olhando tinha decidido comprar o bocal JK 1DK, que tem as seguintes especificações:
Copo médio
Borda Externo - 26mm
Interno - 18mm
Furo - 4,2 mm


porém não consigo achar uma loja que o tenha.
Encontrei o JK 01DK

Com as medidas:
Copo médio
Borda Externa - 26mm
Interna - 18,5mm
Furo - 4,2

também encontrei o JK 2CK, medidas:

Serie: Exclusive

- Modelo: 2CK

- Borda: 25,5 mm

- Taça: 17,5 mm

- Calibre: 4,4 mm Fundo

Estava quase comprando o 01DK, mas estou com medo de ficar mto grande para mim, devido ao tamanho dos meus lábios. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esses bocais, levando em consideração que tenho lábios médios.


Obs. Eu toco em uma banda sinfônica e preciso de um bocal que me dê mta projeção e potencia, mas sem que o som fique mto brilhante (estridente).

outra observação, minha trompa é uma Yamaha 667. Esses bocais responderiam bem nessa trompa?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por Gil Brasil » 16 ago 2012, 19:25

Eu tenho um JK 01DK e digo que é um bocal excelente em todos os registros, especialmente no médio e no agudo. No grave talvez fique devendo um pouco mais de projeção devido ao furo de 4,2 mm.

Quanto à diferença de 0,5 mm entre o 1DK e o 01DK achei insignificante, pois experimentei os dois tamanhos e não achei diferença expressiva. O diâmetro de 18,5 mm me deu maior flexibilidade e isso eu gostei muito.
Aliás o 01DK foi bem mais fácil a adaptação aos lábios, lembrando que tenho lábios grossos (não exagerados).

Eu particularmente penso que o 01DK te dará ótima projeção, potência e som escuro, porém lembre-se que para atingir potência máxima é preciso uma série de fatores como um grande volume de ar, sabendo utilizar o ar em todos os registros.

Quanto à marca e modelo da sua trompa não terá problema.
Gil Brasil

José Luís Moreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 29 jun 2011, 22:35

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por José Luís Moreira » 16 ago 2012, 20:09

Estou quase ficando com o 01DK mesmo. só estou com um pouco de duvida com relação ao 2CK. Ele é mais fundo e tem o furo de 4,4mm. e taça de 17,5mm. Já experimentou ele? Minha duvida é se os agudos ficam mais difíceis.

E se tocar mto forte no 01DK o som fica mto estridente ou permanece escuro?
o 2CK tem tendencia do som ser mais escuro?

Mto obrigado pela dica!


Att
Última edição por José Luís Moreira em 16 ago 2012, 23:27, editado 1 vez no total.

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por jacksond » 16 ago 2012, 21:49

Futuramente eu tbm irei comprar um bocal para agudo pra mim, espero que vc encontre o bocal certo,

uns anos atras eu comprei um Jk 01EM, otimo pra graves, mas para agudo não foi bom no meu caso,

hoje tenho um gardinely g17 que é bom nas notas graves e medias, e quebra o galho no agudo.

abs

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por Eliabe Alamo » 17 ago 2012, 01:30

Olá José, essa numeração é de acordo com as dimensões do bocal.
http://josefklier.de/mouthpieces/french-horn/?lang=en Aí tem explicando como é a dimensão e as medidas dos bocais.

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por Gil Brasil » 17 ago 2012, 18:46

José Luís Moreira Escreveu:Estou quase ficando com o 01DK mesmo. só estou com um pouco de duvida com relação ao 2CK. Ele é mais fundo e tem o furo de 4,4mm. e taça de 17,5mm. Já experimentou ele? Minha duvida é se os agudos ficam mais difíceis.

E se tocar mto forte no 01DK o som fica mto estridente ou permanece escuro?
o 2CK tem tendencia do som ser mais escuro?

Mto obrigado pela dica!


Att
O 2CK tem só 17,5 mm de diâmetro, isso pode atrapalhar a flexibilidade dos lábios, dependendo da espessura deles. O furo de 4,4 mm, em teoria, dificulta mais o agudo em relação ao furo de 4,2 mm do 01DK.

Nunca experimentei o 2CK, porém digo que ele tem a tendência de escurecer um pouco mais o som e dificultar os agudos, porém não há grande diferença quanto ao 01DK de som.

O 01DK deixa o som escuro, não totalmente escuro como o 01AK ou BK, mas também não fica de modo algum estridente.

Resumindo: de A a F, o som vai de escuro a brilhante, sendo: A e B escuros, C e D médio-escuros, e E e F os mais brilhantes desta linha.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por Gil Brasil » 17 ago 2012, 18:53

jacksond Escreveu:Futuramente eu tbm irei comprar um bocal para agudo pra mim, espero que vc encontre o bocal certo,

uns anos atras eu comprei um Jk 01EM, otimo pra graves, mas para agudo não foi bom no meu caso,

hoje tenho um gardinely g17 que é bom nas notas graves e medias, e quebra o galho no agudo.

abs
Jacksond, é curioso você achar que o JK EM ajudou nos graves e não foi bom para os agudos.

Pela leitura dos tamanhos e características o diâmetro interno de 18,5 mm de fato ajuda nos graves porque dá ampla liberdade para os lábios, mas o furo de 4,0 mm não seria o ideal para a maior potência nos graves, e sim ajudaria nos agudos.

Talvez o fato de ser diâmetro grande e copo raso te deu bastante potência direta e livre para os graves, e se os seus lábios são finos, aí sim a dificuldade de conseguir os agudos devido à não adaptação ao diâmetro largo.

Se os seus lábios são finos, talvez os mais indicados para o registro agudo seriam o JK 3FM ou JK 2FM, pois aí você teria copo raso, furo estreito e diâmetro médio.
Gil Brasil

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por jacksond » 19 ago 2012, 03:10

Meus labios são medios, estranho eu nao ter me adaptado com ele, e eu tambem estive olhando meu bocal giardinelli, nao se trata de um g17 mais sim de um c4 com garganta de 5,30mm, estranho que eu consigo tocar o agudo melhor do que eu conseguia no jk que era proprio para agudo, pela garganta mais estreita.

Agora fiquei curioso pra testar o giardinelli g17, que tem a gargante mais estreita 4,40 que deve me ajudar nos agudos, pois acima de Do no hinario em do, parece que as notas ficam muito pertas, assim, nao tendo uma precisão muito exata da nota.

Gil, vc tem ideia do diamentro do bocal da weril? tenho um tambem, que utilizo as vezes.

hoje fui no batismo e a embocadura ta só o pó, rsrs

bom, é vivendo e aprendendo, eu devo ser do contra, pq toco agudo com um giardinelli c4 enao conseguia com um jk01em,
acho que vou ter que testar outras opções, principalmente esse um que o Gil usa.

abraço a todos.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por Eliabe Alamo » 19 ago 2012, 18:59

As vezes é o diâmetro interno do bocal. Os maiores "pegam" mais lábio do que os menores deixando-os mais livres... se você não tiver uma embocadura boa vai ficar mais grave.
Também tenho um weril o w35, não gosto dele mas tive que me adaptar a ele, pois só tenho ele... kkkkkkkkkkk

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por jacksond » 19 ago 2012, 19:05

Eliabe, pra ser sincero eu nao me adaptei ao bocal weril, mais sim ele se adaptou a mim, rsrs

Eu aumentei o diâmetro interno dele, pois ele era muito pequeno, agora ele ta com um diametro interno maior em forma de v, eu tenho um giadnelli c4 em forma de u, ficou bom para os agudos o danado, mais com um som mais brilhante em relação ao giardinelli.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por Eliabe Alamo » 20 ago 2012, 02:35

kkkkkkkkkkkkkkk pois é só presta assim! mas eu vou comprar um pra mim mesmo.. fiz o pedido de um 2fk.

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

José Luís Moreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 14
Registado: 29 jun 2011, 22:35

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por José Luís Moreira » 26 ago 2012, 03:46

O meu bocal JK W 01DK A1 chegou. E realmente o diâmetro interno é bem grande. Hoje foi o segundo dia que toquei nele. No primeiro mal consegui tocar, hoje já está melhor. O meu outro bocal era bem menor, então vai levar um tempo pra adaptar. Notei que o som fica mais cheio, e da pra tocar mais forte sem ele abrir demais o som.
O jeito agora é estudar muito nele pra ver se consigo adaptar.

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por jacksond » 27 ago 2012, 01:03

Boa sorte com o novo bocal, depois posta os resultados finais..

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por Wagner Bracci » 05 nov 2012, 10:55

"jacksond"
Por coincidência também tenho um giardinelli C4, gostava muito dele, até poder ter experimentado os "JK". Embora goste do som do Giadinelli, prefiros os JKs.
Toquei muito tempo em um JK 1DK, hoje tenho o 01 AK, um dos maiores e mais fundos, de inicio não atingia nem o sol4, com estudos e treinos estou indo ao Ré5, pretendo chegar ao sol5, tudo é uma questão de adaptação, gosto e estudo, persistência e teimosia, chega onde deseja, é claro que um bocal com características bam próximo do que desejas, já é um bom inicio.
Sei que a medida que aumenta a garganta, a profundidade e a borda, dificulta nos agudos, mas sabendo vibrar, e não forçando os lábios contra o bacal, vai ajudar a não deixar a embocadura "que nem pó".

Meus labios são médios, mas vejo que com estudos técnicos e dedicação consegue atingir uns 80% do esperado de um bocal....100% jamais.

Obs. Tive Paxmann, Weril, chinezinho, etc e tal. mas firmei nos JK's.
Um abraço.
Wagner Bracci

celsojr
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 35
Registado: 25 dez 2010, 18:23
Localização: Catanduva-SP - Brasil

Re: Duvidas sobre BOCAIS JK (01DK, 1DK, 2DK e 2CK)

Mensagem por celsojr » 09 nov 2012, 00:21

Olá companheiros Gil e Wagner!
Bocais, sempre eles, não?
Só vim para atrapalhar, infelizmente.
No meu caso eu comprei um 01EK e não me adaptei, muito "largo" para mim, mas gostei do JK. Adiqui um 3EK e não gostei do som, muito estridente, brilhante.

Enfim, devido a uma facilidade de compras nos EUA eu já adquiri: denis wich heavytop, Stork myers 7 (bom também), Stork Orval 4.0 etc all.
Minha escolha foi o Stork Orval e toquei por vários meses, mas me sentia um pouco preso, pouca flexibilidade. Então...
Voltei a comprar os JKs e foram os modelos: 2BK, 2CK, 2DK e outro Orval 5.0.

Todos os JKs foram e são excelentes para mim. O Wagner expressou bem, vai muito de uma boa vibração labial.

Comecei com o 2DK, depois fui experimentando o 2BK. A mesma gama de notas de minha capacidade eu conseguia tocar com os dois, sendo no 2BK exigia um pouco mais de ar para os agudos, mas nada de grande esforço. Resolvi experimentar o 2CK, após longos meses com o 2BK, no que também não me fez grandes diferenças, mas melhorou um pouco a precisão das notas. Nos últimos meses estou usando o 2CK. (E ainda tem o Orval guardado).

Conheço um trompista que fez uma customização no bocal Stork Myers 1 para que ficasse com diâmetro 18,5mm. O furo do myers 1 é 5,8mm se não me engano.

Como quebrei a cara de ir ao extremo do mais raso por causa dos agudos, eu opinaria que se iniciasse com um bocal médio, modelos CK.
O diâmetro vai depender da espessura labial de cada indivíduo e sua preferência.

Boa escolha a todos! :tr1:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes