As 4 chaves da trompa - Stopping-valve

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
trompa_anderson
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 22 nov 2012, 09:56
Localização: São Paulo, Brasil

As 4 chaves da trompa - Stopping-valve

Mensagem por trompa_anderson » 29 nov 2012, 13:44

Bom dia a todos,

É verdade que existe trompas, principalmente chinesas, que tem quatro chaves, mas são de afinação simples e a quarta chave
serve como um recurso (que não sei explicar)? ou se for 4 chaves é dupla afinação? Fiquei em duvida porque nem o vendedor soube explicar ](*,) ,
a trompa que tinha visto era uma PARROT nem sei qual modelo.

Valeu!!! :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: As 4 chaves da trompa

Mensagem por Gil Brasil » 29 nov 2012, 19:27

Calma, Anderson.

Trata-se de uma trompa simples, provavelmente Sib (preciso ver pelo menos uma foto para opinar), que tem uma chave de parada (ou chave de afinação - é um termo de difícil tradução para o português, derivando do inglês 'stopping-valve') que baixa meio tom da afinação original (ou seja, para Lá), facilitando algumas notas geralmente altas, especialmente as que utilizam as digitações com chaves 1-3 e 1-2-3.

No caso, a 4ª chave é só para baixar meio tom, e não para alterar uma quarta acima de Fá para Sib, como nas trompas duplas.
Porém, em outros casos, o fabricante opta apenas por disponibilizar mais um pedaço de tubo que se encaixa na trompa, alterando a afinação.

1. Trompa Parrot em Sib + chave em Lá:
Imagem

2. Trompa Parrot em Mib + tubos (provavelmente para subir meio tom = Fá):
Imagem
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
trompa_anderson
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 16
Registado: 22 nov 2012, 09:56
Localização: São Paulo, Brasil

Re: As 4 chaves da trompa

Mensagem por trompa_anderson » 03 dez 2012, 10:50

APDD

É isso mesmo !!! Esse fim de semana estive "experimentando" a trompa. Ela é em Sib e quando acionava a quarta chave
descia 1/2 ton . Agora sim eu sei pra que serve !!! Deus abençoe pela ajuda ! :tr1:

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes