opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Matheus Fraça
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 26 jun 2013, 11:52

opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por Matheus Fraça » 28 jun 2013, 15:56

Saudações a Todos.

Venho pesquisando sobre a trompa, nesse fórum faz uma semana,
estou iniciando meus estudos, e achei todas as coisas ditas aqui,
muito boas, e tem me ajudado muito, porém surgiu algumas
duvidas, na quais peço a opinião de vocês que ja são experientes.

Não adquiri minha trompa ainda, por motivos de duvidas ao qual comprar, quero uma trompa duradoura,
pelo que eu andei pesquisando aqui, as marcas Yamaha, Eagle, Jupiter, Conductor são citadas como Intermediarias. E aconselhável comprar uma dessas para iniciar os estudos? ou é melhor comprar uma chinesa mais simples?

É aconselhável, usar o bocal de uma marca e o instrumento de outra por exemplo: Bocal Weril e instrumento da Yamaha? qual o melhor bocal para iniciar os estudos?

Li em alguns comentários (não sei se interpretei bem) que existem trompas Originais e Falsas(fabricação em massa). Como fazer para diferenciar? tem alguma diferença fisica ou só no som?

Desde de já agradeço quem leu até aqui, necessito muito de seus conhecimentos, pois estou iniciando,
Deus vos abençoe a todos, grato pela atenção(APDD).

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por Gil Brasil » 28 jun 2013, 21:38

pelo que eu andei pesquisando aqui, as marcas Yamaha, Eagle, Jupiter, Conductor são citadas como Intermediarias. E aconselhável comprar uma dessas para iniciar os estudos? ou é melhor comprar uma chinesa mais simples?
Li em alguns comentários (não sei se interpretei bem) que existem trompas Originais e Falsas(fabricação em massa). Como fazer para diferenciar? tem alguma diferença fisica ou só no som?


Respondendo as duas perguntas: Yamaha e Jupiter são muito boas trompas, de marcas reconhecidas.

As trompas chinesas são as de fabricação em massa, são cópias de marcas famosas, tais como Conductor e Eagle.
É muito simples saber quais são chinesas: trompas novas com preços até R$ 3.000,00 são chinesas. Uma trompa de marca tradicional nova não custa menos que R$ 8.000,00 aqui no Brasil, que é a Yamaha 567, ou a Jupiter 852, ou a Holton 378.

Trompas chinesas, para iniciantes ou amadores: Eagle, Conductor, Shelter, Dolphin, Scavone, Waldman, Schiller, Stagg, Quasar, Hoyden, Dasons Wind, Spalla, Jinbao, Dolphin, CSR, Blaver, Jahnke, Jlle Stainer, Pearl River, Ebenezer, Tuyama, Bentley, Baldasari, Phaeton, RCF, entre tantas outras. Indianas: New E.F. Durand e New Tristar.

Trompas intermediárias, mas originais (em linha de produção ou fora): Amati, Cerveny, King, Getzen, York, Josef Lidl, Atkinson, Cecilio, Reynolds, Olds, Besson, Jiracek, Carl Geyer, Sansone, W. Nirschl, Eastman, etc.

Trompas de marcas tradicionais, com ótima qualidade: Holton, Yamaha, Conn, Jupiter, entre outras.

Trompas de excelente qualidade: Hans Hoyer, Dieter Otto, Cornford, Thein Brass, Willson, Lawson, Finke, entre outras.

Trompas top mundial: Alexander, Paxman, Engelbert Schmid, Lewis & Duerk, Durk.

----------
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por Gil Brasil » 28 jun 2013, 21:57

É aconselhável, usar o bocal de uma marca e o instrumento de outra por exemplo: Bocal Weril e instrumento da Yamaha? qual o melhor bocal para iniciar os estudos?
Li em alguns comentários (não sei se interpretei bem) que existem trompas Originais e Falsas(fabricação em massa). Como fazer para diferenciar? tem alguma diferença fisica ou só no som?


: Pode-se usar qualquer bocal em qualquer trompa, pois o bocal é acessório que se escolhe conforme inúmeras variáveis, tais como estilo de som, exigência do maestro ou da orquestra, necessidade da partitura, etc. Bocal bom é aquele que você gosta, bem pessoal mesmo. Experimente começar com um que tenha furo médio, entre 4 a 4,4 mm. O furo é a passagem de ar no fundo do copo (imagine uma taça de vinho, o furo fica no fundinho do copo, e não na base que toca a mesa).

Tanto o bocal como uma trompa chinesa em relação às originais, têm diferença no som. Uma trompa chinesa é moldada e reproduzida em massa, ou seja, o controle de qualidade é praticamente nenhum, o controle de sonoridade não existe, é apenas sorte de achar alguma que tenha se saído melhor. Uma trompa fabricada assim certamente terá problemas nas soldas, na pintura, na construção das voltas, pode haver restos de solda no interior dos tubos, os rotores podem ter diferenças expressivas nos encaixes das passagens de ar, entre tantos outros problemas.

Os melhores fabricantes de trompa tem mais de 100 anos de produção. A Alexander é de 1782. Os caras fazem artesanalmente, não tem comparação com as chinesas, que podem até ser bastante interessantes para iniciar.

Se for comprar uma chinesa, não recomendo gastar mais que R$ 2.500,00, talvez fosse o caso de tentar uma usada original, tal como uma Holton, Yamaha, Jupiter, que podem ser achadas algumas bem satisfatórias por 4 ou 5 mil reais iniciais.
Gil Brasil

Matheus Fraça
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 26 jun 2013, 11:52

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por Matheus Fraça » 01 jul 2013, 11:52

Saudações a Todos


Amigo, Gil Brasil, agradeço pelo seu comentário, pode crer que foi uma grande ajuda,
ainda esse mês pretendo comprar minha trompa, caso souber de alguem que venda,
uma usada, (na qual não tenha passado por reformar e as peças forem todas originais)
da marca yamaha, me informe, e poderemos tentar um acordo.

Te agradeço novamente, e vou continuar acompanhando esse site, até minha carreira de
trompista cessar, fique com Deus e o mesmo te abençoe.

Fernando Vale Bina
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 12 mai 2014, 16:35

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por Fernando Vale Bina » 12 mai 2014, 16:47

Olá, eu toco trompa faz um bom tempo e sempre utilizei um bocal da Paxman, entretanto, procuro um bocal para notas agudas, o menor possível. De preferência dourado. Alguem sabe me indicar?


Att. Fernando Bina

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por rafaps » 13 mai 2014, 17:03

Fernando Vale Bina Escreveu:Olá, eu toco trompa faz um bom tempo e sempre utilizei um bocal da Paxman, entretanto, procuro um bocal para notas agudas, o menor possível. De preferência dourado. Alguem sabe me indicar?
Amigo, isso é bem pessoal, mas recomendo que você procure um bocal com um furo pequeno, de 4 a 4.2mm porque pelo que me explicaram, quanto menor o furo, maior a precisão do registro agudo, mas logico que isso também pode variar de pessoa para pessoa.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por rmatosinhos » 15 mai 2014, 05:58

Nem só de pão vive o homem e nem só de agudos o trompista. A escolha de um bocal é algo bastante complexo e está directamente relacionado com a embocadura do trompista e o repertório que habitualmente toca. É algo que poderia por exemplo ser comparado à escolha de um par de sapatos:
Primeiro o sapato tem que servir, se for muito grande o pé vai andar a "nadar" dentro do sapato, se for muito pequeno o pé não vai entrar ou vai pode ficar apertado.
Depois do tamanho vai o estilo do sapato: Botas de guerra não são muito adequadas para um concerto, sapatinho fino não dá muito jeito para escalar uma montanha...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

rafaps
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 01 fev 2014, 16:55

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por rafaps » 17 mai 2014, 01:35

rmatosinhos Escreveu:Nem só de pão vive o homem e nem só de agudos o trompista. .

Com essa frase o nosso Mestre Ricardo Matosinhos simplificou tudo kkkk!

Professor, vou publicar esta frase no meu perfil do facebook. abrirei aspas e colocarei o nome do senhor como autoria, teria problema? ^^

:tr1: :tr1: :tr1: :tr1:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: opnião/sugestão sobre marcas e bocais

Mensagem por rmatosinhos » 17 mai 2014, 06:42

sem problema
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes