Dificuldade na afinação em F

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
scqueiroz1
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 18
Registado: 29 nov 2013, 11:43

Dificuldade na afinação em F

Mensagem por scqueiroz1 » 20 jan 2014, 12:33

Amigos APDD,

Estou aqui mais uma vez, toco uma trompa dupla, nas notas graves (em F) ela apresenta um som muito bom, porém quando começo com notas um pouco mais agudas o som não sai e se sai é muito xoxo, como se o rotor estivesse no meio, nem em f/ nem em Sib, é dificil dizer mas isso é comum por exemplo em instrumentos de Pistos, quando baixamos os pistos um pouco aí o som não sai, não sei se ficou claro, mas o fato é que para notas acima de Sol (clave de sol) eu tenho que utilizar o 4o. rotor e tocar em Bb, isso é normal ou minha trompa tem algo errado?
Vale lembrar que minha trompa é uma Sunrise (chinesa, claro!!) mas bem velhinha, creio que foi uma das primeiras chinesas no Brasil, comprei ela quando trompa chinesa era novidade.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dificuldade na afinação em F

Mensagem por Gil Brasil » 23 jan 2014, 01:56

APDD, scqueiroz1.

A trompa chinesa, por si só, não é o empecilho principal, isto é, ela pode até não te ajudar 100%, mas isso não significa te atrapalhar.
Há vários trompistas, inclusive nossos irmãos, que tocam chinesas e tocam muito bem, em qualquer registro.

De fato, a trompa em Fá não é a mais indicada para os agudos, em especial de Dó4 acima (ou nota Fá em transposição para instrumentos em Dó), sendo indicado utilizar a parte de Sib, a partir daí. Você não disse qual Sol se dá o problema, mas é normal que em Sib a tocada seja facilitada. No entanto, é preciso observar se você adquiriu um vício (mudança inconsciente nos lábios, ou na respiração, ou na posição da boca no bocal) ou a embocadura cansada ou forçada. Neste caso, é preciso descansar a embocadura uns 2 dias e volte a soprar com cautela e dando pausas, fazendo escalas cromáticas e arpejos, se possível com a ajuda de algum método.

O problema pode várias causas: do músico, pode ser má embocadura (inadequada, mal trabalhada), cansaço muscular, pressão nos lábios exagerada.
Quanto aos fatores estruturais, pode ser bocal errado, tubos entupidos ou parcialmente obstruídos, amassados graves na tubulação, desafinação, ou como você disse, os rotores emperrados (que não fazem o curso total). Isso só poderá ser avaliado por um técnico.

Vá tentando descobrir o problema eliminando um por um, até chegar a um diagnóstico.
Gil Brasil

scqueiroz1
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 18
Registado: 29 nov 2013, 11:43

Re: Dificuldade na afinação em F

Mensagem por scqueiroz1 » 23 jan 2014, 18:35

Matosinhos Deus abençoe pela resposta, mas creio que realmente seja problema nos rotores, eu ja tinha tentado de todas as formas resolver essa questão, cheguei a pensar que o problema fosse eu, mas ontem testei uma trompa dupla (F/Bb) e não tive problemas, imagino que os rotores tem alguma deficiencia de fabrica, pois ela foi reformada e feito higienização ficou "zero" e ela não tem amassados, porém esse problema persistiu, o jeito é comprar outra mesmo, :lol: , vou ver se consigo juntar um dinheiro e comprar uma marca melhorzinha

APDD

Sergio Queiroz

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Dificuldade na afinação em F

Mensagem por Marco Trompista » 24 jan 2014, 17:17

ApdD Sergio quem respondeu a pergunta foi o Gil rsss meu irmão a minha trompa que é bem mais velha que a sua vc viu , era ruim de tocar mas eu desmontei todos os rotores lavei bem ela com água quente e lubrifiquei com óleo de boa qualidade , eu gostei demais do Yamaha sintético e ela melhorou 100 por cento agora é só o trompista que não presta rssss meu irmão se for sua trompa esperimenta levar no Donizete na rua das maravilhas bem pertinho de vc e ele da uma revisada nela acho que vc tera melhorias .
Deus abençõe

scqueiroz1
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 18
Registado: 29 nov 2013, 11:43

Re: Dificuldade na afinação em F

Mensagem por scqueiroz1 » 27 jan 2014, 12:21

APDD Marco, então quem reformou minha trompa foi o Donizete mesmo, ele é muito bom mas o problema é a trompa mesmo, ja tentei de tudo me parece ser um problema na fabricação mesmo, eu toquei uma King de uma irmão do Jd Imperador e não tive problemas em F# e Bb, terei que comprar uma trompa mesmo, vou começar a juntar $$ e depois busco alguma coisa dentro do orçamento.

por favor peça perdão ao Gil por mim, eu acabei fazendo um trcadilho danado :oops:

Deus abençoe a todos

Avatar do Utilizador
Marco Trompista
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 75
Registado: 09 nov 2012, 11:56
Localização: São Paulo , Brasil

Re: Dificuldade na afinação em F

Mensagem por Marco Trompista » 30 jan 2014, 14:13

Amem Sergio quando for comprar uma nova entra em contato com o Enéias tenho certeza que ele vai ter alguma com preço bom e com qualidade ele é um irmão de muita responsabilidade alem de um exelente trompista Deus abençõe

scqueiroz1
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 18
Registado: 29 nov 2013, 11:43

Re: Dificuldade na afinação em F

Mensagem por scqueiroz1 » 30 jan 2014, 17:57

Muito Grato Marco
Deus abençoe

APDD

scqueiroz1
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 18
Registado: 29 nov 2013, 11:43

Re: Dificuldade na afinação em F

Mensagem por scqueiroz1 » 08 mai 2014, 16:46

Bem depois de muitas idas e vindas Deus preparou ujm instrumento melhor, deixei minha Sunrise no gelo e comprei uma Conn 6D, é impressionante a diferença de uma para outra, não tive quaisquer dificuldades tanto nos graves quanto nos agudos, e olha que o pessoal acha a Holton melhor nos agudos, ela é muito boa e leve, não me esforço em nada para tocar e quando ataco no Soprano, não passo vergonha, estou muito contente, mas claro o meu sonho é pegar uma Holton h179, mas isso fica para mais tarde, por hora estou muito feliz, finalmente estou tocando com prazer. :tr1: :tr1: :tr1:

abaixo as fotos dela

APDD A TODOS

https://plus.google.com/photos/11031820 ... 4qkvPrC4wE

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes