Plágio!

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Plágio!

Mensagem por rmatosinhos » 21 mai 2011, 17:51

Hoje tive conhecimento de uma triste situação.
Um tubista brasileiro de seu nome Nelson Codogno Santiago Júnior, proprietário de uma casa de instrumentos em São Paulo decidiu plagiar um trabalho que eu escrevi quando tinha 17 anos!!!
http://www.omundodastubas.com.br/curiosidades_9.html# (é engraçado ver um site de tubas e de repente fala sobre embocadura de trompa... ver figura 1 e 2 e as figuras não aparecem... apareciam no meu trabalho, depois tem citações mas não diz os autores ... eu digo, pois fui eu que escrevi o trabalho...

[1] ARBAN, J. B., Metodo Completo de Trompeta, Editorial Música Moderna, Marqués de Cubas, 6, Madrid.

[2] FARKAS, Philip, The Art of French Horn Playing, Princeton, NJ: Summy Birchard, 1956, P.22

[3] FARKAS, Philip, The Art of French Horn Playing, Princeton, NJ: Summy Birchard, 1956, P.22

[4] FARKAS, Philip, The Art of French Horn Playing, Princeton, NJ: Summy Birchard, 1956, P.63

Fiquei mesmo chateado, magoado, revoltado com esta situação, e contactei o indivíduo, bem como a empresa que lhe está a alojar o site.
A todos os trompistas que costumam visitar o site trompista.com, fica aqui o meu apelo, caso conheçam o Sr. Nelson, queiram por favor dizer-lhe que tenha a decência de remover os texto do seu site e escrever textos da sua autoria.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Plágio!

Mensagem por Gil Brasil » 23 mai 2011, 19:47

Pois é, o plágio é uma situação lamentavelmente comum no mundo todo, até mesmo entre as grandes indústrias, pois é comum ver denúncias de cópias de carros, instrumentos musicais, vestuário, bolsas, livros, textos, artigos, etc.

É uma situação meio que sem controle, apenas dá para sanar os problemas descobertos, geralmente pelas vítimas do plágio. E ainda assim é difícil processar os suspeitos na Justiça, sendo ainda as sanções leves.

Para vocês terem uma ideia, coisas simples que fiz já foram plagiadas, tais como um texto meu aqui no trompista.com, que foi colado numa propaganda de venda de trompas. Outra situação, foi além de plágio: criei um modelo de histórico escolar do aluno, que fiz gratuitamente numa escola que já trabalhei, e não sei quem copiou (mesmo porque era para o uso interno somente da escola) e repassou para outras escolas, sem ao menos pedir minha autorização.

Sempre que copio ou aproveito textos de outros autores procuro citar a fonte, é algo que devemos sempre procurar fazer, dando os créditos a quem tem direito.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Plágio!

Mensagem por mapereira » 25 mai 2011, 01:06

É, Gil e Matosinhos, lamentável a atitude do tubista que, além de copiar sem permissão ainda colocou o texto num lugar que devia estar falando de tubas, ao invés de citar a trompa.
Foi mal a atitude desse senhor
Paz de Deus, Gil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Plágio!

Mensagem por guira » 25 jul 2012, 13:40

lamentável :(

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes