PADRÕES FÍSICOS INADEQUADOS NA PERFORMANCE DA TROMPA

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
Ale_SP
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 30 nov 2011, 17:50
Contacto:

PADRÕES FÍSICOS INADEQUADOS NA PERFORMANCE DA TROMPA

Mensagem por Ale_SP » 21 dez 2011, 05:00

Boa noite a todos,

Encontrei um trabalho de dissertação "PADRÕES FÍSICOS INADEQUADOS NA PERFORMANCE DA TROMPA" de Sarah R. Ferreira pós graduação em música da Univ. Federal de Minas Gerais, 2009.

Um trabalho com mais de 170 pag, onde os objetivos foram;

Objetivo geral
A presente pesquisa pretende observar quais são os padrões físicos inadequados em um grupo de oito trompistas durante a performance da trompa.

Objetivos específicos
A pesquisa propõe discussões sobre os possíveis padrões físicos inadequados encontrados em trompistas a partir seguintes perguntas:

Existem padrões físicos inadequados inerentes à performance da trompa?

Caso tais padrões existam:
Quais são os padrões físicos inadequados recorrentes em trompistas?

Esses problemas são inevitáveis ou podem decorrer de um descuido dos professores de trompa?

O que os professores de trompa poderiam fazer para diminuir as tendências de padrões físicos inadequados observados em trompistas?


Conhecimento nunca é demais. :D


Segue o link:
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/ds ... rah_r..pdf

nuno.trompa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 08 jun 2011, 23:27

Re: PADRÕES FÍSICOS INADEQUADOS NA PERFORMANCE DA TROMPA

Mensagem por nuno.trompa » 29 dez 2011, 16:42

Em relação a este tópico, é verdade que a pessoas que tem problemas físicos a tocar tocar trompa, mas na minha opinião tudo se deve há forma de tocar. Existem muitas pessoas que têm uma postura incorrecta a tocar, e maior parte das vezes são essas as pessoas que se queixam de problemas físicos, nunca ouvi falar de pessoas que tocam com uma postura correcta a ter problemas. por exemplo o meu caso, eu acabei este ano a licenciatura em trompa, e sou muito magro (mas mesmo muito) muitas pessoas me disseram que isso iria ser sempre uma desvantagem para mim, o facto é que quando temos problemas físicos ou outro tipo de problemas temos de trabalhar o dobro para os ultrapassar, o meu concelho a quem tem problemas e ter em atenção a postura ao tocar. por exemplo se tem problemas de braços porque não apoiar a trompa em cima de perna??
Vai aliviar e muito o esforço exercido pelos braços.

Esta é a minha opinião não sei o que vocês acham......

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: PADRÕES FÍSICOS INADEQUADOS NA PERFORMANCE DA TROMPA

Mensagem por rmatosinhos » 31 dez 2011, 00:03

nuno.trompa Escreveu:nunca ouvi falar de pessoas que tocam com uma postura correcta a ter problemas.
Na maioria dos casos os "padrões físicos inadequados da performance da trompa" devem-se a más posturas, mas nem sempre. Por vezes as más posturas criam-se pelo esforço físico excessivo sem momentos de repouso e aparecem todo o tipo de problemas. A campânula na perna pode levantar outras questões sonoras e desvios da coluna vertebral. Uma hipótese (para um adulto) passa por pedir ao fabricante do instrumento para ajustar o ângulo da campânula para que este fique personalizado ao instrumentista permitindo que este toque com uma postura da coluna vertebral correcta, mesmo quando a campânula está apoiada na perna. Existem alguns apoios como o hornstick ou o horn loop que podem ajudar.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes