Embocadura Seca vs Embocadura Húmida

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder

Que tipo de embocadura utiliza?

Sempre Embocadura Seca
1
3%
Sempre Embocadura Húmida
6
16%
Maioritariamente Seca
13
35%
Maioritariamente Húmida
14
38%
Não sei bem...
3
8%
 
Total de votos: 37

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Embocadura Seca vs Embocadura Húmida

Mensagem por rmatosinhos » 25 jan 2005, 02:03

Embocadura Seca, Húmida, um pouco das duas...

Diz-se que a maioria das pessoas utiliza a embocadura humida...

Por um lado há quem utilize SEMPRE a embocadura Seca
Há també quem utilize SEMPRE a embocadura Húmida

E Há também os menos extremistas que utilizam um pouco de ambas...

Será verdade? Quais os benefícios de Cada uma delas? P.f. partilhem com o forum as vossas experiencias, opiniões e indiquem qual a vossa votação
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
RiCON
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 10
Registado: 26 dez 2004, 22:43
Localização: Santa Maria da Feira
Contacto:

Mensagem por RiCON » 25 jan 2005, 02:50

Eu não ligo muito a ter a embocadura húmida ou seca. Faço de vez em quando um gesto para a secar, mas é só quando me apercebo que ela está escorregadia demais (quando acabo de fazer gravíssimos, por exemplo).

Mas diria que a minha embocadura é maioritariamente húmida.

nelson_silva
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 10
Registado: 08 jan 2005, 14:04
Localização: BRAGA
Contacto:

Tipo de Embocadura

Mensagem por nelson_silva » 25 jan 2005, 20:58

Normalmente utilizo uma embocadura húmida. Sei que maior parte das pessoas utilizam as duas, eu também, embora só a seco quando o bocal está a escorregar muito.
Pela experiencia que tenho, acho que a vantagem de uma embocadura húmida é de ter um som muito grande e cheio. Se a embocadura for seca, o som é mais pequeno mas em compenssação tem-se uma maior resistência e mais agudos. Acho que devemos regular a embocadura consoante a peça que estamos a executar.
Se vamos tocar uma peça muito expressiva devemos tocar com uma embocadura húmida se a peça requer técnica e resistência vamos optar por uma embocadura seca.

Espero que isto sirva de ajuda para algumas pessoas... Obrigado

Um abraço, Nelson Silva

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Mensagem por rmatosinhos » 26 jan 2005, 00:36

Actualmente toco com a embocadura, maioritariamente seca.

Já utilizei a embocadura humida (aliás... molhada mesmo...)

Assim que entrei para o ensino superior o meu professor incentivou-me à mudança.

Inicialmente (com a embocadura totalmente seca) nem sequer os lábios conseguia vibrar... e é complicado quando se fazem mudanças, pois só sabemos se o resultado será positivo ou negativo passados alguns meses...

Ficava frustrado (especialmente em musica de câmara) pois durante a mudança falhava bastantes notas. Sabia que bastava molhar um pouco a embocadura para não falhar... mas é difícil resistir à tentação...

MITOS:


A Embocadura seca não deixa tocar forte
Não quê?!?!? Soprando lá para dentro sai forte, ff, fff, ffffffffff, p ,pp, pppp.... o que quizermos... basta soprar..."

Com a embocadura seca os lábios não escorregam, logo é difícil fazer mudanças ou grandes saltos...
É exactamente igual... a embocadua seca não efecta em nada grandes saltos...



O Resultado Final...

Hoje toco com a embocadura seca, apenas um pouco humida na parte dos lábios que vibra...

Sinto que tenho mais resistência e certeza em ataques, mesmo que sejam pppp...

Realtivamente a "embocadura que se seca em audições..." já não há problema pois seja seca ou molhada sai na mesma... (faça chuva ou faça sol...)


Talvez inclusivé a embocadura seca seja mais saudável: humedecer constantemente os lábios pode contribuir para que o frio os danifique...

Considerações Finais

Sim, de facto considero que a embocadura seca tem os seus benefícios.
Se alguem pretender fazer uma mudança, prepare-se: pois durante uns tempos vai falhar muitas notas. Há quem goste, há quem não goste...

Independentemente disso... a melhor ajuda é SEMPRE:

"É a soprar lá para dentro que as notas Saem..."
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cláudio Moreira
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 9
Registado: 10 jan 2005, 11:15
Localização: Sobreira-Paredes/Porto
Contacto:

Mensagem por Cláudio Moreira » 06 fev 2005, 15:14

Normalmente toco com a embocadura húmida, mas ás vezes falta-me resistência e seco um pouco a embora. Tenho um problema com a embocadura seca. Os lábios ficam muitos "presos" e verte muito ar pelos lados da embocadura, mas também tenho mais precisão nos agudos.........nem tudo é mau. pessoalmente acho que se deve experimentar as duas formas para escolher a melhor.

Um abraço....Cláudio Moreira

thomas
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 20 fev 2005, 14:06
Localização: Avintes (V.N.Gaia)

Mensagem por thomas » 03 mar 2005, 09:57

Pessoalmente acho que isso é muito pessoal,desde que uma se sinta bem a tocar,pessoalmente prefiro tocar ela seca embora no registo grave molhe um pouco mas nunca me preocupei muito isso
Acho que isso é uma com a qual não nos devemos preocupar,para a resistência,bom som,boa tecnica,agudas,graves existe a pomada do bocal,é do melhor....
Abraço thomas
Thomas William da Silva

luis_trompa
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 15
Registado: 06 mar 2010, 01:16

Re: Embocadura Seca vs Embocadura Húmida

Mensagem por luis_trompa » 11 out 2010, 21:10

Boas
Ja tentei fazer varias mudanças para uma embocadura menos humida pois toco com ela muito muito molhada o que as vezes me traz consequencias.
Das vezes que tentei trocar , com os labios um pouco mais secos sentiame preso e que me cansava com um do3, ja para nao falar a nivel sonoro...
Gostava que me pudessem dar alguns conselhos de como fazer uma mudança para uma embocadura um pouco mais seca uma vez que todas as tentativas que efectuei foram falhadas.

Cumprimentos Luis Domingues

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Embocadura Seca vs Embocadura Húmida

Mensagem por rmatosinhos » 12 out 2010, 13:42

Após qualquer mudança não espere tocar da mesma forma como tocava!
É preciso ter paciência!
Começar só com buzzing inicialmente e "descobrir" novamente o que fazer para colocar os lábios a vibrar, mas desta vez com a embocadura seca.
Depois passar para o bocal e fazer o mesmo. Assim que a vibração por algum motivo parar, recomeçar de novo. E durante uns dias começar sempre o aquecimento só com buzzing e bocal.
Só depois passar para a trompa. Começando pelo registo mais fácil, como se tivesse começado a tocar trompa.

Paciência, acima de tudo...
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Bento-sc
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 36
Registado: 24 mar 2013, 08:47

Re: Embocadura Seca vs Embocadura Húmida

Mensagem por Bento-sc » 11 abr 2013, 14:40

Interessante este assunto eu começo com a embocadura seca e término com ela bastante úmida, particularmente não gosto muito de embocadura úmida, parece que quanto mais úmida mais pressão tem que fazer no bocal e isso as vezes machuca. Mas lubrificar o bocal ajuda a hidratar a boca . Eu acho que para notas agudas tipo dó# bocal seco é bom, já para nota graves bocal molhado séria o mais ideal.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes