Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Opiniões de trompistas relativamente a diversos assuntos. (Para que o Forum se torne realmente util, p.f. justifique as suas opiniões.)

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

horner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 18 jan 2010, 19:01

Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por horner » 18 jan 2010, 19:07

eu toco trompa à 3 anos e estou agora a ensinar os 1ºs passos a um amigo só que a minha trompa é Fá/Sib e a dele é Sib/Fá e eu gostava de saber se dá para alterar a dele e por igual à minha?

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por rmatosinhos » 18 jan 2010, 23:19

Geralmente sim...

Se a trompa tem um sistema mecanico, verifique se existem 2 orifícios onde colocar o parafuso, se for o caso basta inverter.

Se for um sistema de fios ainda mais fácil:
É mais ou menos o mesmo processo

Para ficar a funcionar normalmente o fio deverá fazer um "8". Algumas marcas (holton por exemplo) vendem os modelos mais baratos supostamente sem a possibilidade de alterar...
Não fica a funcionar em "8" mas com algumas tentativas poderá ajustar os fios para funcionar ao contrário também.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Darezzo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 25 out 2010, 20:36

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Darezzo » 28 out 2010, 19:49

Olá, tudo bem???

Como saber se a minha trompa é em FA/SIB ou SIB/FA?? :-k :-k

Se puderem me ajurem por favor.

Muito obrigado

Abraços Brasileiros a todos

Darezzo

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por rmatosinhos » 28 out 2010, 21:47

Os tubos maiores junto às chaves são de fá e os mais pequenos de si bemol.
Retire os tubos grandes e sopre para dentro do instrumento. Se ouvir ar a sair pelos tubos significa que está em Fá-Sib. Se para ouvir ar a sair precisar de carregar no polegar significa que está em Sib-Fá
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por mapereira » 29 out 2010, 11:25

Caro Matosinhos e amigos trompistas; tenho uma trompa em si bemol e toco na igreja, faço o contralto junto com os sax-altos que são em mi bemol. Não tenho formação musical, fui instruído por músicos antigos e, de vez em quando, por um trompista de outra localidade, já que na minha cidade não tem trompista. Por favor, quero tirar uma dúvida:
Porque tenho que usar a digitação de fá para acompanhar os sax em mi bemol se a minha trompa é em si bemol? Porque se eu usar a digitação em si bemol parece estar muito grave?
Agradeço

Darezzo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 25 out 2010, 20:36

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Darezzo » 29 out 2010, 19:20

Hum...vou testes hoje mesmo ao chegar em casa

Mais uma vez muito obrigado a todos...seria muito mais dificil sem a ajuda dos amigos...

Certamente em breve terei mais ducidas ai enviarei...mas espero em breve estar ajudando aos amigos também

Abraços musicais tupiniquins a todos

Darezzo

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Gil Brasil » 31 out 2010, 00:41

mapereira Escreveu:Caro Matosinhos e amigos trompistas; tenho uma trompa em si bemol e toco na igreja, faço o contralto junto com os sax-altos que são em mi bemol. Não tenho formação musical, fui instruído por músicos antigos e, de vez em quando, por um trompista de outra localidade, já que na minha cidade não tem trompista. Por favor, quero tirar uma dúvida:
Porque tenho que usar a digitação de fá para acompanhar os sax em mi bemol se a minha trompa é em si bemol? Porque se eu usar a digitação em si bemol parece estar muito grave?
Agradeço
mapereira, esta é questão curiosa e eu também tento entendê-la a tempos. Vamos lá. Aliás, qual igreja vc toca?

Primeiro, esqueça os sax Mib então a confusão fica ainda maior.

Segundo, a trompa é originalmente em Fá, sendo Sib uma opção que os fabricantes encontraram para aumentar o espaço entre os harmônicos e facilitar as notas mais agudas. Ou seja, a trompa deve ser pensada sempre em Fá, segundo Ricardo Matosinhos.

Terceiro, como a trompa é em Fá e as melodias que você toca são em Dó (originalmente), mesmo que estejam tranpostas para Sib. Assim, na verdade, toca-se a trompa em Fá, mas precisando transpor para Dó (ou Sib transposto). Tocando a trompa Sib (que equivale à trompa Fá), toca-se o chaveamento de Fá já transposto para adequar ao som produzido pela orquestra.

Ou seja, se quiser tocar a trompa em Sib com o chaveamento original para ela, precisa existir melodias compostas especificamente para trompas em Sib. Na verdade, a trompa em Fá corresponde a uma quarta abaixo da orquestra em Dó, por isso, quando toca em Sib original (lembre-se, é Fá na realidade) está abaixo da orquestra e, por isso, tocando o chaveamento em Fá, faz-se a transposição automaticamente.

Resumindo: se você toca a trompa Sib, pode tocar as melodias Sib (igual ao chaveamento do trompete em Sib). Porém, como a trompa é Fá original, fica uma quarta abaixo, e assim muda-se o chaveamento tocando uma quarta acima no chaveamento de Fá e aí o chaveamento fica Do0, Re1, Mi0, Fa1, Sol0, La12, Si2, Do0, Re0, Mi0.

Nota: um professor de trompa me disse que se você quiser o som real da orquestra, o mais correto é transpor nas chaves, ou seja, toque no hinário em Dó, transpondo nas chaves. Assim, onde tem um Dó na pauta, dê um Ré, e assim por diante, assim que era antes de existir hinários transpostos em Sib e Mib.

Acho que é isso. :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :lol: :lol: :lol:

Compreendeu???? Se não, os amigos podem nos ajudar a entender este mistério.

Deus te abençoe.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por mapereira » 31 out 2010, 16:27

Amigo Gil:
Obrigado pelos esclarecimentos, foi de grande ajuda para mim. Já consegui, com sua explicação, entender um pouquinho dessa confusão. Ás vezes, a música e os instrumentos musicais são muito complicados, acho que até para os mais experientes.
Você perguntou de qual igreja eu faço parte, eu faço parte da Congregação Cristã no Brasil e moro em Várzea Paulista, próximo de Jundiaí. Em Jundiaí me parece ter três trompistas mas, como não sou oficializado, praticamente nem vejo eles. Já em Várzea nem têm.
De toda maneira, sou apaixonado pela trompa e, mesmo com todas as dificuldades, é o meu instrumento favorito e jamais trocaria por outro.
Mando outra pergunta:
Porque se fizer o soprano posso tocar em si bemol que dá certo? E o contralto e tenor tenho que tocar na igitação de fá.Porquê será? :tr1:

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Gil Brasil » 31 out 2010, 17:25

mapereira Escreveu:Amigo Gil:
Obrigado pelos esclarecimentos, foi de grande ajuda para mim. Já consegui, com sua explicação, entender um pouquinho dessa confusão. Ás vezes, a música e os instrumentos musicais são muito complicados, acho que até para os mais experientes.
Você perguntou de qual igreja eu faço parte, eu faço parte da Congregação Cristã no Brasil e moro em Várzea Paulista, próximo de Jundiaí. Em Jundiaí me parece ter três trompistas mas, como não sou oficializado, praticamente nem vejo eles. Já em Várzea nem têm.
De toda maneira, sou apaixonado pela trompa e, mesmo com todas as dificuldades, é o meu instrumento favorito e jamais trocaria por outro.
Mando outra pergunta:
Porque se fizer o soprano posso tocar em si bemol que dá certo? E o contralto e tenor tenho que tocar na igitação de fá.Porquê será? :tr1:
Então, A Paz de Deus.

Também sou da CCB e moro em Frutal - MG. Sou o único trompista da cidade, apesar que tem mais um irmãozinho que pretende trocar o sax em Dó para a trompa, mas ainda está muito apertado financeiramente.

Acho que não sou apaixonado pela trompa, acho que sou fanático por ela. Às vezes, fico impressionado com pessoas que tocam na orquestra, mas não falta esta paixão que outros têm, esta vontade de sempre querer aprender mais, cuidar do instrumento e tocar melhor.

Sobre a sua pergunta, pelo menos no meu caso, eu sempre toquei (e ainda toco) em Sib, no hinário transposto em Sib todas as partes (soprano, contralto, tenor e baixo) com a mesma digitação e dá certinho, sem erro, sai o som perfeito, só que um tom acima da orquestra porque o hinário original é em Dó. Se o hinário é transposto em Sib não tem porque mudar a digitação. Em 1991, quando havia hinários somente em Dó, transportava nas chaves e também tocava em qualquer parte sem erro.

O está acontecendo com você é no mínimo curioso. Procure tocar na digitação normal e não haverá problemas. Fique atento, porque o trompista pode criar falsetes facilmente com a embocadura e a mão na campana e assim fazer algumas diferenças. No meu entender, não é preciso mudar a digitação. Qualquer dúvida manda aí.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por mapereira » 02 nov 2010, 00:42

Amém.
Que o Senhor Jesus Cristo esteja sempre em nossa vida.
Entendi bem quando você fala de tocar um tom acima no hinário de dó ou seja,devo ler como se fosse em si bemol, onde é fá para quem toca em dó, para mim devo tocar sol.
Até aí tudo bem; o problema é que se eu faço o contralto usando Dó0, Ré1_2, Mi2, Fá0, Sol1, Lá1_2, Si2, com Dó na primeira linha suplementar inferior, fica muito grave; se eu oitavar com Dó0, Ré1_2, Mi2, Fá0, Sol0, Lá1_2, Si2, ficaria impossível tocar mais que um hino devido a altura. No tenor seria a mesma coisa. Agora, se digito Dó0, Ré1, Mi0, Fá1, Sol0, Lá1_2, Si2, aí dá certo; só que essa digitação é de fá e não de si bemol. Se, no soprano, usar a digitaçao de fá, dá totalmente errado e se digitar em si bemol, aí fica bom. Já o baixo não tentei ainda.
Irmão Gil, sua trompa é em fá ou si bemol? Se for em fá aí vai estar explicado.Agora, tocar na digitação de fá, haja folego, hein?
Agradeço por tudo,
A Paz de DEUS.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Gil Brasil » 02 nov 2010, 19:04

mapereira Escreveu:Amém.
Que o Senhor Jesus Cristo esteja sempre em nossa vida.
Entendi bem quando você fala de tocar um tom acima no hinário de dó ou seja,devo ler como se fosse em si bemol, onde é fá para quem toca em dó, para mim devo tocar sol.
Até aí tudo bem; o problema é que se eu faço o contralto usando Dó0, Ré1_2, Mi2, Fá0, Sol1, Lá1_2, Si2, com Dó na primeira linha suplementar inferior, fica muito grave; se eu oitavar com Dó0, Ré1_2, Mi2, Fá0, Sol0, Lá1_2, Si2, ficaria impossível tocar mais que um hino devido a altura. No tenor seria a mesma coisa. Agora, se digito Dó0, Ré1, Mi0, Fá1, Sol0, Lá1_2, Si2, aí dá certo; só que essa digitação é de fá e não de si bemol. Se, no soprano, usar a digitaçao de fá, dá totalmente errado e se digitar em si bemol, aí fica bom. Já o baixo não tentei ainda.
Irmão Gil, sua trompa é em fá ou si bemol? Se for em fá aí vai estar explicado.Agora, tocar na digitação de fá, haja folego, hein?
Agradeço por tudo,
A Paz de DEUS.
Amém, mapereira.

Pois é, mas aí que está a questão. Tem-se a impressão geral de que a trompa se toca oitavando, mas isso não é verdade, a trompa toca o Dó3 (uma linha abaixo do pentagrama da clave de Sol) como o mesmo Dó do trombone na primeira linha superior da clave de Fá. Parece ser oitavado, mas não é, é assim mesmo na trompa.

Quando você fala de tocar o soprano, fica extremamente agudo mesmo, pois tem notas de Do4 a Sol4, chegando quase ao limite de Do5 da trompa. Por isso, a trompa é tocada geralmente no contralto, pois aí tem notas até no máximo Fá4 (5ª linha do pentagrama em clave de Sol), sendo o mais usual até Do4, sendo raras notas acima disso.

No tenor e baixo, o Dó3 fica uma linha acima do pentagrama e o Dó2 (grave) fica na 2º espaço (da clave de Fá), ou seja, toca-se como o trombone, bastando acompanhar sua altura.

Resumindo: se a sua trompa é em Sib pode tocar todas as partes (soprano até baixo) com a mesma digitação, mas atenção:
- Do2 (grave, 2º espaço da clave de Fá, tenor e baixo) a digitação é: Do 0 (Do# 123), Ré 13, Mi 12, Fa 1, Sol 0, Lá 12, Si2.

- Do3 (médio, 1ª linha abaixo de clave de Sol, contralto e soprano) a digitação é: Do 0, Re 1, Mi0, Fa1, Sol 0, La 12, Si2.

- Do4 (agudo, 3º espaço de clave de Sol, contralto e soprano) - Do 0 (Do#2), Re 0 (Re#2), Mi 0, Fa 1, Sol 0, La 12, Si2 e, finalmente, Do5 (0). Entenda que está digitação é aquela que você diz ser impossível tocar mais de um hino devido a altura. E realmente é, isso só com muito treino e numa orquestra com 15 músicos do mínimo se não fica muito alto mesmo e detona a embocadura.

Por isso, o ideal é fazer somente o contralto, fazer soprano somente em hinos mais graves, aqueles que têm notas de soprano até Mi4 no máximo, se não fica dificílimo.

A minha trompa é dupla, ou seja, Fá e Sib, mas toco majoritariamente em Sib, no hinário em Sib, somente toco em Fá pra variar um pouco no mesmo hinário em Sib, mas aí tem que transportar nas chaves quando estou em Fá. Dessa forma, posso tocar apertando e soltando a 4ª chave, dependendo do que preferir. Realmente tocar em Fá cansa bem mais que em Sib, porque a extensão dos canos é bem maior, cerca de 4,7 metros, sendo que em Sib, tem cerca de 1 metro mais curto.

Não se engane, se a sua trompa é em Sib, faça a digitação acima em todas as partes. Em relação a transpor, se tem a trompa em Sib e o hinário em Sib, toque a digitação acima que passei. Somente no caso de você tocar a trompa Sib no hinário em Dó (original) aí é preciso transpor na chave, sendo onde tem um Dó no pentagrama, toque um Ré no seu instrumento. Observe que quando a orquestra afina todos juntos com um Lá, você precisa dar um Si para ficar afinado, pois se der um Lá, você está um tom acima, exatamente porque as melodias foram feitas originalmente em Dó, os hinários transpostos para Sib e Mib são apenas para facilitar a vida dos músicos. Trompa é difícil assim mesmo, aliás é considerado o instrumento mais difícil de tocar.

Vou colocar um link no 4shared de uma melodia de Suit para Trompa Y Oboe, de Telemann.
http://www.4shared.com/audio/4hAquKf_/T ... pa_Y_.html
Clique no link e depois em "Download Now".

Observe como a trompa precisa atingir agudos bastante altos. Esse é o diferencial da trompa, tocar 4 oitavas, mas isso demanda muito, mas muito treino e um pouco de talento. A trompa acompanha os saxofones da vida, o flugelhorn, o trombone, o fagote, o bombardino, e até consegue algumas notas bem graves do baixo. A trompa também é o único instrumento considerado metal e madeira e o mais próximo da voz humana. Por isso, eu sou apaixonado por ela.

A Paz de Deus.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por mapereira » 04 nov 2010, 00:54

Amém, irmão Gil
Muito proveitosa a sua explicação, estou aprendendo um pouquinho á cada resposta sua.
Agora só há um desencontro:
Você me passou a digitação para soprano e contralto como sendo:(Dó na primeira suplementar abaixo) Dó-0, Ré1, Mi0, Fá1, Sol0, Lá1-2, Si2. Essa digitação é para trompa em Fá. Tocando nessa digitação fica a altura dos sax-alto, um som agudo.
Em Si bemol (que é a mnha trompa), seria: Dó 0, Ré 1-2, Mi 2, Fá 0, Sol 1, Lá 1-2, Si2. Tocando nessa digitação, que é a dela, fica grave o contralto, parecendo mais com o tenor, isso porque uso essa mesma digitação e vou indo mais para o grave com Si abaixo da escala como 2, Lá 1-2, Sol 1-3, Fá 0, Mi 2, para fazer o tenor, ficando também muito grave. Tenho que usar então a digitação de Fà, onde para Si 2, Lá 1-2, e o restante conforme você digitou. Pelo que sei, você vem até Sol da segunda linha digitando em Fá para depois alternar na chave para Si bemol, podendo ser aí o diferencial. Quando você digitar o Lá na segunda linha, na verdade, você estará digitando Ré e assim por diante, não seria?
A Paz de Deus

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Gil Brasil » 04 nov 2010, 22:21

mapereira, preste atenção.

Agora só há um desencontro:
Você me passou a digitação para soprano e contralto como sendo:(Dó na primeira suplementar abaixo) Dó-0, Ré1, Mi0, Fá1, Sol0, Lá1-2, Si2. Essa digitação é para trompa em Fá. Tocando nessa digitação fica a altura dos sax-alto, um som agudo.

Resposta: Isso, exatamente isso que tem que ser feito. Você usa a digitação em Fá para a trompa em Sib, só que transportado uma quarta acima. Este transporte é feito automaticamente, porque a trompa é originalmente em Fá. Fica na altura dos sax-alto, um som agudo, é isso mesmo, assim que está correto. No soprano, então, fica quase impossível tocar certos hinos, porque são notas muito agudas para a trompa.

Em Si bemol (que é a mnha trompa), seria: Dó 0, Ré 1-2, Mi 2, Fá 0, Sol 1, Lá 1-2, Si2. Tocando nessa digitação, que é a dela, fica grave o contralto, parecendo mais com o tenor, isso porque uso essa mesma digitação e vou indo mais para o grave com Si abaixo da escala como 2, Lá 1-2, Sol 1-3, Fá 0, Mi 2, para fazer o tenor, ficando também muito grave.
R: Pois é, você mesmo confirmou, fica grave parecendo o tenor, ou seja, está errado, você fica totalmente desafinado da orquestra. Eu já fiz esses testes todos, e está simplesmente errado. Você está impressionado que a trompa fica muito aguda, mas é exatamente assim.

Tocando nessa digitação, que é a dela:
É a dela, mas somente se tocar partituras feitas especificamente para trompa em Sib. Não é o seu caso, você toca partituras para instrumentos em Dó originalmente. A trompa deve ser pensada sempre em Fá, e você insiste em pensá-la em Sib. Não confunda.

Tenho que usar então a digitação de Fà, onde para Si 2, Lá 1-2, e o restante conforme você digitou.
R: Sim, entenda. A partir da 1ª linha abaixo da clave de Sol: Do0, Re1, Mi0, Fa1, Sol0, La12, Si2, Do0, Re0, Mi0, Fa1. Fica agudo como os sax-alto, é isso mesmo, a trompa tem a mesma altura do som do sax-alto.

Pelo que sei, você vem até Sol da segunda linha digitando em Fá para depois alternar na chave para Si bemol, podendo ser aí o diferencial. Quando você digitar o Lá na segunda linha, na verdade, você estará digitando Ré e assim por diante, não seria?
R: Entenda, quando eu toco a minha trompa dupla, usando a tonalidade de Sib (apertando a 4ª chave), digito exatamente a digitação que descrevi e que você também tem que usar na sua trompa Sib. Eu tenho duas trompas em uma, você não. Esqueça quando digo que toco a trompa em Fá e Sib, é somente uma opção que tenho, mas aí muda totalmente a digitação novamente, não tem nada a ver com as suas dúvidas.

A Paz de Deus
Amém.
Última edição por Gil Brasil em 05 nov 2010, 19:54, editado 1 vez no total.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por mapereira » 05 nov 2010, 00:19

A Paz de Deus, irmão Gil:
Foi um pouco difícil para entender, mas, Graças à Deus, consegui entender. Perdão pela insistência, mas é que eu queria realmente entender o porquê eu tenho um instrumento com uma digitação e tenho que tocar em outra, isso me confundia, mas, agora, com sua explicação, consegui finalmente entender. A trompa às vezes maltrata, mas é esse o charme dela em relação aos outros instrumentos. Agradeço pela paciência. Que Deus te abençoe com a Paz de Deus,
Amém.

Abner
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 20
Registado: 17 jun 2010, 17:56

Re: Trompa Sib/Fá -> Fá/Sib

Mensagem por Abner » 06 nov 2010, 11:53

A paz de Deus meu irmãos de fé e de instrumentos!!!!!
Tbm sou da CCB minha comum é no Pq Piratininga em Guarulhos!!!!!
Eu tbm sou o único trompista do bairro, tenho aulas com um irmão de outra comum!!!
Eu antrs tocava bombardino, Mas minha paixão pela trompa foi amor a primeira vista!!!!
Deus Abençoe a todos!!!!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes