QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
wanderamo
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 17 ago 2010, 17:39

QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Mensagem por wanderamo » 13 set 2010, 15:12

GOSTARIA DE DETALHES DE COMO DEVO USAR A MÃO DIREITA?

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Mensagem por Wagner Bracci » 15 set 2010, 20:13

Wanderamo iniciamente use a mão direita apenas para sustentar o instrumento quando estudar em pé, ou mesmo sentado, alinhe a palma com as máquinas da trompa e ai pense segurar uma bola de tenis, na forma de uma concha, mas estique e mantenha o polegar junto à mão, não pode fechar muito senão desafina, deixa o som sair livremente, posteriormente, provavelmente seu professor ensinará os efeitos produzidos pela mão direita, vai com calma pois não se aprende a tocar trompa rapidamente. o dedão da mão direita tem que formar um calo na articulação. Fica dificil passar este tipo de informação com textos, vou ver se acho alguma figura para que você não faça errado. Aguarde...
Última edição por Wagner Bracci em 03 dez 2010, 13:04, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Mensagem por Gil Brasil » 23 set 2010, 23:59

Observe estas posições. Veja que no início não dá pra fazer tudo na trompa, acho que nem em toda a vida. Mas, aos poucos, vá tentando se posicionar corretamente.

A mão direita bem postada na campana ajuda a afinação correta da trompa, e também pode atrapalhar o som se colocá-la de forma errônea ou se quiser produzir sons bouchés, que acredito não seja o seu caso.

Seguem algumas fotos:

1. Posição correta.
Imagem

2. Posição correta
Imagem

3. Nesta, o braço está ligeiramente afastado para visualizar melhor a posição (posição correta).
Imagem

4. A mesma da anterior (correta):
Imagem

5. Forma incorreta:
Imagem

6. Estas eu mesmo editei e coloquei de uma forma bem didática:
Imagem

Espero ter ajudado. :tr1:
Gil Brasil

AndersonAndrade
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 23
Registado: 08 nov 2010, 18:50

Re: QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Mensagem por AndersonAndrade » 12 nov 2010, 16:50

ApdD Gil,

Olha eu aí incomodando vc mais uma vez. Essa posição da mão das figuras 1,2,3 e 4 está mesmo correta? isso nao vai obstruir d+ a saída do ar provocando variações consideráveis no som? eu utilizo uma posição que está mais próxima em relação a figura 5. Estou mesmo errado?

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Mensagem por Gil Brasil » 12 nov 2010, 19:18

AndersonAndrade Escreveu:ApdD Gil,

Olha eu aí incomodando vc mais uma vez. Essa posição da mão das figuras 1,2,3 e 4 está mesmo correta? isso nao vai obstruir d+ a saída do ar provocando variações consideráveis no som? eu utilizo uma posição que está mais próxima em relação a figura 5. Estou mesmo errado?
Anderson, observe que a mão fica encostada na parede metálica da campana, os dedos juntos e encostados na campana, você dá uma abertura do tipo 3/4 para a saída de ar> Lembre-se que não se enfia a mão inteira lá dentro, somente os dedos ficam mais pra dentro, a palma da mão fica de fora. Uma dica: os ossinhos dos 4 dedos (no começo do dedos) fica fazendo a base para sustentar a trompa.
Também usava a mão como você diz que usa, e sofri bastante, mas depois que comecei usar corretamente melhorou muito o meu som e principalmente as notas mais agudas, pois ajuda muito a achar a afinação correta, tanto que hoje nem consigo mais tocar de outro jeito. Ainda bem, pois é a maneira correta.

Atenção: uma mudança geralmente precisa de tempo para se aprender. Tenha calma e procure formas de se adaptar. Tenho certeza que o resultado vai ser excelente.

Sobre variações consideráveis no som, somente se você quiser fazer sons bouché ou quando no tempo das trompas naturais, os trompistas usavam a mão na campana para dar todas as notas, mas era e ainda é muito difícil.

Você pode pedir dicas para o Ricardo Matosinhos, o mestre, e outros conhecedores do assunto.

A Paz de Deus.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Mensagem por Gil Brasil » 15 nov 2010, 22:25

Amém, Anderson.

Ainda sobre a posição da mão direita, quando o irmão diz que os ossos dos 4 dedos irão apoiar a trompa, significa que a trompa será apoiada na parte superior da mao?
R: Sim, a parte superior da mão segura a trompa. Quando disse os 4 ossinhos da mão foi apenas uma dica do limite da entrada da mão na campana, mas pode variar um pouco depedendo do tamanho e formato da mão de cada um.

Entendo que o apoio maior será na ponta dos dedos (parte interna da mão) e no dedão (lateral do dedão). OU entendi errado?
R: Sim, em partes. O apoio será dividido entre a ponta dos dedos e os 4 ossinhos (começo dos dedos, na divisão entre a palma da mão e os dedos) + o dedão ajudando no suporte. Veja as imagens abaixo:

Imagem

Imagem

Interpretei as imagens da seguinte maneira: é Como se enfiasse a mão dentro de um tubo até o limite da mão.
R: Não é bem assim, apenas os 4 dedos (exceto o polegar, que fica mais de fora) ficam totalmente dentro da campana. A parte superior da palma da mão fica de fora. Veja, Nesta figura, tente entender que o dedo indicador aparece abaixo do dedo médio (pai-de-todos) porque ele está obedecendo à curvatura natural da campana.

http://img339.imageshack.us/img339/6884 ... abygil.jpg

Nesta outra figura, girei a ilustração para simular como fica a trompa na posição de tocar.
Imagem

Assim que chegar o limite, fecha-se a mão como se estivesse segurando uma bolinha.
R: Esta você entendeu totalmente errado. Observe na próxima figura, a posição 3, legendada como "Incorreta", faz exatamente o que você disse: "fecha como uma bolinha". Isso não pode, está errado, impede a saída quase total do ar, traz variações de sons que desafinam completamente.

http://img821.imageshack.us/img821/1751 ... corret.jpg

Não se fecha a mão nunca, os dedos ficam juntos, sendo que o polegar fica meio de fora da saída da campana e um pouquinho aberto, e os outros 4 dedos ficam juntinhos entre si e todos COLADOS na parte superior da campana, para deixar a passagem de ar livre. Observe as duas figuras anteriores.

Em outro texto respondi que ficam "os dedos juntos e encostados na campana, você dá uma abertura do tipo 3/4 para a saída de ar", isso significa que a própria mão dentro da campana naturalmente impede cerca de 1/4 da passagem do ar (isso é apenas uma dica, não que seja exatamente isso, só para facilitar o entendimento). Veja:

http://img339.imageshack.us/img339/6884 ... abygil.jpg

Quando escrevi: "no tempo das trompas naturais, os trompistas usavam a mão na campana para dar todas as notas", ou seja, eram trompas sem chaves, então os trompistas usavam a mão na campana para dar as notas, mas esqueça isso, hoje a mão na campana fica fixa, você apenas vai mudar se quiser fazer sons diferentes, como o bouché, mas isso é para alguns casos, nos hinários não têm nada disso.

Acho que agora você e outros também vão entender.
Mas, pode perguntar de novo, não tem problema.

A Paz de Deus.
Gil Brasil

AndersonAndrade
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 23
Registado: 08 nov 2010, 18:50

Re: QUAL A FORMA CORRETA DE USAR A MÃO DIREITA?

Mensagem por AndersonAndrade » 17 nov 2010, 00:04

Meu irmão Gil, escrevo após uma hora e meia de treino exaustivo onde empolguei com a nova sonoridade que minha trompa Weril ganhou após o correto posicionamento da mão. Valeu d+. Apesar de estar com o braço e o punho doendo pois vinha treinando a tempos apoiando a trompa utilizando a palma da mão, como se estivesse a apoiar um prato sobre a mao. Como inverti o sentido do apoio (agora apoio com a parte superior da mão), o braço "reclamou". Mas sei que é costume. E como o resultado foi excelente, sei que vai valer a pena. Tenha certeza que sobre esse assunto eu nao incomodarei mais. Deus que abençoe.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes