Dor de cabeça

Secção dedicada ao debate àcerca de vários problemas de Saude que atacam os trompistas. Herpes e outro tipo de bolhas irritantes, problemas dentários, respiratórios, ortopédicos, ou mesmo psicológicos, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Dor de cabeça

Mensagem por rmatosinhos » 30 mai 2009, 22:01

Deverá avançar para o registo agudo sem pressas e as dores de cabeça não aparecem. Comece pelo registo médio e grave.
Poderá ter que ver com uma gripe (se for passageiro) quando ficamos entupidos por uma gripe ou constipação, às vezes a cabeça doi quando se toca no registo agudo.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
emanuel_ribeiro_vlc
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 21
Registado: 11 mar 2008, 19:14
Localização: Vale de Cambra(aveiro)

Re: Dor de cabeça

Mensagem por emanuel_ribeiro_vlc » 20 jun 2009, 13:33

parece que vai expludir :axe: ](*,) :rolleyes: :oops:
Emanuel Ribeiro

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Dor de cabeça

Mensagem por brenda » 30 set 2011, 16:42

Nossa é verdade a minha cabeça quando eu seguro uma nota de 12 tempos do Fa 4 alem de eu ficar quase roxa eu tenhu uma dor de cabeça muito forte mesmo...mais eu tenho que aguentar porque na banda que eu to exige até 2 notas acima do fa 4 e to a pouco tempo na trompa 6 meses pra ser direta e é muito pramim subir para essa regiao e a dor de cabeça chega a ser muiito forte

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Gil Brasil » 30 set 2011, 19:59

brenda Escreveu:Nossa é verdade a minha cabeça quando eu seguro uma nota de 12 tempos do Fa 4 alem de eu ficar quase roxa eu tenhu uma dor de cabeça muito forte mesmo...mais eu tenho que aguentar porque na banda que eu to exige até 2 notas acima do fa 4 e to a pouco tempo na trompa 6 meses pra ser direta e é muito pramim subir para essa regiao e a dor de cabeça chega a ser muiito forte
Brenda, tome muito cuidado com isso, se tiver alguma predisposição poderá sofrer um AVC ou aneurisma, mesmo que de leve gravidade. Você pode até nem perceber por um tempo, mas se houver a tal predisposição, é muito perigoso. Parece que você está se esforçando excessivamente, é preciso não tornar isso uma rotina.

A questão não é assoprar forte o instrumento por si só, é preciso uma boa caixa de ar, inspiração e respiração maximizada e controlada, e a embocadura faz o resto, não adianta apertar os lábios contra o bocal e assoprar com força, não trará resultados. Faça somente o que consegue, explique ao maestro e se não der para participar desta vez do concerto, adie para um próximo.

Vi uma reportagem na TV que entre os comportamentos que podem agravar uma doença assintomática do sistema cardiovascular estão assoar o nariz, segurar o espirro e tosse forte e constante. Não custa evitar...

Outra curiosidade: quando vc diz Fá4 se refere ao Fá4 da trompa em Fá ou em relação aos intrumentos em Dó?
Gil Brasil

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Dor de cabeça

Mensagem por brenda » 30 set 2011, 20:19

me refiro ao fá da trompa mesmo aquele na ultima linha da clave de sol to procurando transpor e usar as coisas em fa mais vou fazer menos esforco eu vo decha bem file ate as notas q passam um pouco somente com dificuldade e ir subindo em meio em meio tom por cemana trabalhando cada tom com cauma e perfeitamente

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Cátia » 07 nov 2011, 13:31

Meu Deus!!!! #-o
Estou pasma!Eu também faço isto, com a nota lá, acima do pentagrama! Não é sempre que ela sai bonitinha. Quero executar a música de modo que saia perfeita, como exige o arranjo. Eu tenho a impressão que fico roxa de tanta força, e meu pescoço até dói ](*,)Como foi bom ler esta informação!Valeu!!
:yawinkle:

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Wagner Bracci » 21 dez 2011, 12:51

Tem que haver um consciência ao tocar notas agudas, a principio tende a excessos, muita pressão labial/bocal, esforço e rigidez, tensão, etc. Como disse o Gil, é o controle de ar com tecnicas de vibração, e muito treino, conseguimos executar notas agudas sem que ocorra excessos. Temos que nos previnir par que não ocorra males maiores.

eneiastrompista
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 15 nov 2011, 03:01

Re: Dor de cabeça

Mensagem por eneiastrompista » 22 dez 2011, 00:24

É amigos trompistas infelizmente muitos se preocupam somente com a região aguda,é o que eu sempre falo para os meus alunos de trompa primeiro temos que ter uma boa base na região média e a grave que os agudos vão sair naturalmente,devemos também saber a maneira correta de respirar e atacar as notas,quanto mais relaxados estivermos melhor,não forçar os lábios contra o bocal,não forçar os pulmões e principalmente não forçar a garganta.
Lembrete:
Não sair bem nos agudos não quer dizer que não somos trompistas,senão não existiria trompa grave concordam? Pois cada ser humano tem um estrutura diferente um do outro.Até a próxima.

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Cátia » 22 dez 2011, 01:55

Oi! Esta observação é muito preciosa.
Lembrei que meu orientador sempre me dizia sobre alcançar notas agudas.
Que eu não poderia esquecer das graves. Elas serviriam de suporte pras agudas.
Atualmente, faço exercicios que pegam do sol, o primeiro não sei como dizem...( sol 3 da linha suplementar inferior?) rsrs
Então é este. Bem grave... E vou subindo, até o lá acima do pentagrama. e agora com muito mais facilidade, graças a Deus!
Executo as peças, com mais tranquilidade.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Eliabe Alamo » 07 mar 2012, 22:13

Estou atualmente estudando uma sinfonia para a pascoa, a introdução da sinfonia é só trompa. E as notas são agudas (do3 até o sol do 1º suplementar da clave de sol) até então eu não dominava as notas agudas (conseguia apenas tirar elas, mas não tocava elas) estou estudando com força notas agudas. E logo no começo eu achava que minha cabeça ia explodir, dava muita dor de cabeça.
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Furlan/HornPlayerCCB
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 3
Registado: 25 jun 2012, 13:46

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Furlan/HornPlayerCCB » 25 jun 2012, 14:09

O QUE FAZER?
TEM COMO ISSO PREJUDICAR MINHA SAUDE?
MINHA CABEÇA NÃO DOI DEPOIS, MAS NA HORA FICO ATÉ MEIO SEM NOÇÃO, FORA ME MIM, AEREO, JA CHEGUEI ATÉ A PARAR DE TOCAR, ISSO COM O DÓ Nº4, IMAGINA SE EU CHEGAR NO FÁ.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Gil Brasil » 25 jun 2012, 18:07

A Paz de Deus, Furlan Horn Player of CCB.

Se você sente até 'aéreo' não é normal.
Nem quando eu tinha 14 anos, no começo da trompa, eu sentia isso. O máximo era lábios inchados.
Sugiro que siga as orientações postados no fórum, fazendo aquecimento com inspiração e respiração antes do exercício, melhorando o volume de ar, aproveitar melhor o ar dos pulmões e, claro, trabalhar a embocadura com ênfase nos lábios e bochechas e não fazendo pressão no bocal e assoprando para arrebentar sua cabeça.
O que está ocorrendo com você tem tudo a ver com falta de oxigenação no cérebro, você precisa de mais ar, de respirar mais. Tocar não é simplesmente assoprar, é como um atleta de corridas que precisa de aquecimento e muito ar, muito ar mesmo.
Como disse numa resposta anterior, este tipo de pressão excessiva pode não causar uma doença, mas se você tiver alguma predisposição a alguma doença, aí sim poderá ser mais um fator desencadeante dela.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Gil Brasil » 25 jun 2012, 18:11

Falando em lábios inchados, não se deve exagerar nos estudos quando estiverem inchados ou machucados.
Se perceber algum ferimento ou vermelhidão excessiva, pare os estudos até curar completamente, sempre lembrando de respirar e fazer 'abelhinhas' após os treinos.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Gil Brasil » 26 jun 2012, 23:37

Continuando a sua resposta sobre Problemas de Saúde.

De fato, trocar o euphonium pela trompa demanda um tempo de adaptação, mas o seu tempo já se pode avaliar certas coisas.

Os hinos no contralto realmente exigem muito, havendo notas até Mib4 (considerando partitura em Dó), mas nada justifica forçar ao ponto de haver dor de cabeça ou ficar zonzo. É aceitável a embocadura travar, os lábios incharem, ficar avermelhados, mas ficar zonzo não é normal.

Tenha em mente que a embocadura não se faz (ou se consegue) forçando o ar dos pulmões, mas sim utilizando bem o ar dos pulmões juntamente com a embocadura (lábios, boca e maxilares). É preciso treinar a embocadura para aproveitar o ar e não para forçar o ar.

Como já disse, é extremamente necessário fazer exercícios respiratórios antes de qualquer prática, especialmente na fase de adaptação.

O restante da sua resposta está na seção "Dúvidas Trompa", neste link.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Dor de cabeça

Mensagem por Eliabe Alamo » 30 jun 2012, 01:54

Olá Gil.

Sempre que eu toco (ou até mesmo aqueço) por menor tempo que seja meus lábios ficam com a marca vermelha no formato do bocal. Isso é normal ou não?
Podemos usar a respiração diafragmática certo?

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes