Posição da mão

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Posição da mão

Mensagem por mapereira » 05 nov 2011, 21:30

Amigos trompistas
Mantenho a mão na campana da mesma forma durante toda a música, isto é correto ou devo modificar no decorrer da música, conforme a altura exigida, notas mais graves, notas mais agudas, assim como na trompa natural? Percebo que para notas mais agudas tenho que abrir um pouco a mão, senão a nota fica muito abafada e quase não aparece, daí a pergunta.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Posição da mão

Mensagem por Gil Brasil » 06 nov 2011, 00:20

Marco, cada trompista tem sua forma própria de tocar e manter a mão na campânula.

Eu simplesmente prefiro a mão na campana segurando-a como um garçom, porém com as costas das mãos.

Matosinhos fez um excelente post sobre as posições de trompistas famosos. Reproduzo os que mais se parecem comigo.

O que mais se parece com o meu posicionamento é o de Jean-Pierre Dassonville, mas eu ainda giro a mão mais uns 10º à esquerda, formando uma plataforma quase reta. Me dá muito controle do instrumento, do som e me dá muitas opções de movimento e timbre. Quase não movimento a mão quando toco, porque simplesmente me proporciona muito conforto de segurar a trompa e de som sem mexer em quase nada. Sai som escuro em Sib e em Fá, em quaisquer notas.

Imagem
Jean-Pierre Dassonville - Bélgica

Imagem
Corrado Maria Saglietti - Itália


Imagem
Danilo Stagni - Itália



Embora prefira apoiar como Barry Tuckwell para fazer tenor e baixo para deixar o som mais aberto.

Imagem
Barry Tuckwell - Reino Unido (nascido na Austrália)
Gil Brasil

gmcs
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 8
Registado: 14 nov 2011, 15:45

Re: Posição da mão

Mensagem por gmcs » 20 nov 2011, 00:30

Boa noite a todos

Me disseram sobre uma tecnica chamada bouche o que é? e como é?; é errada? pois outros trompista me disseram que era errada, e outros dizem ser certa.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Posição da mão

Mensagem por rmatosinhos » 20 nov 2011, 09:14

Antes de aparecerem os primeiros sistemas de válvulas (cerca de 1800) a execução da trompa estava limitada aos harmónicos naturais ou a alteração dos mesmos com os lábios e com a mão direita.
Inicialmente apenas se utilizavam os lábios para modificar o som (lip bending), algo que é bastante difícil pois quando se baixa ou sobe demasiado uma nota só com os lábios a qualidade do som tende a diminuir.
Por volta de 1750 com Hampel descobre as técnicas de execução da mão direita, e mais tarde com o seu aluno Jan Vaclav Stich (também conhecido como Giovanni Punto) desenvolve e espalha esta nova técnica pela Europa. Esta técnica continuou a ser adoptada em França por uma série de corajosos e virtuosos trompistas (Domnich, Dauprat, Gallay), enquanto que na alemanha se foi passando para a trompa com sistemas mecânicos de válvulas (rotores e pistões). É difícil de descrever a técnica da mão direita em poucas linhas, mas pensando em 2 aspectos do seu funcionamento já se fica com uma ideia:

-Fechando totalmente a campânula a altura do som sobe 1/2 tom
-Fechando parcialmente a campânula a altura do som baixa 1/2 tom ou mais

Associando isso a "lip bending" anteriormente descrito, era possível obter outras notas que não os harmónicos naturais.

Depois desta brevíssima visita histórica, é mais fácil compreender a posição da mão...
Historicamente é algo que vem das técnicas da trompa natural, mas mesmo depois do aparecimento das válvulas a mão continuou a ter um papel importante.

O som bouché provém das técnicas da mão direita e consiste em fechar totalmente a campânula. Como o som sobe meio tom, é necessário tocar meio tom abaixo (em trompa fá). Obtem-se um som mais anasalado (metálico) mesmo em dinâmicas pouco intensas.

A mão direita tem igualmente a função de regular a afinação e as características do som.

Relativamente à execução na trompa, há diversas abordagens, que dependem do tamanho da mão e do braço em relação à campânula, idade do instrumentista etc...
Mesmo assim uma boa ideia a seguir é:
A mão direita deverá estar posicionada no local onde ofereça menor resistência à passagem do ar e ainda assim possa facilmente modificar o som com um pequeno movimento.
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Posição da mão

Mensagem por mapereira » 23 nov 2011, 00:45

A posição que mais se assemelha à que uso é a figura 2, do italiano Corrado Maria Saglietti; procuro deixar uma maior abertura para conseguir um som mais aberto e também mais alto, já que necessito ter um som mais brilhante para aparecer junto aos sax, que sempre têm bastante, contra uma solitária trompa. Quando sou exigido num solo, aí sim, dá para tapar bem, como estão fazendo os demais. Nas orquestras há uma grande quantidade de trompas, daí que podem os trompistas tapar bem a cãmpanula. Se na igreja que congrego tivessem 4 trompas daria para tapar bem, como só tem uma, então tem que ser um som brilhante.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Posição da mão

Mensagem por mapereira » 23 nov 2011, 00:56

Gil, a Paz de Deus
Abaixo de Dó4 posso tapar bem a campana que o som sai forte, mas acima disso o som já fica fraco e por isso prefiro abrir um pouco a mão á partir de Dó4 para cima, para conseguir ter um som mais forte; mesmo porque em Fá de Dó4 para cima o som é muito agudo e se você tapar muito o som tende à desaparecer. Está correta essa forma?

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes