Quase Desistindo

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Quase Desistindo

Mensagem por brenda » 23 nov 2011, 16:58

ai gente eu to quase desistindo de tocar trompa to a 7 meses e ainda nem consigo articular o dó do 3 espaco eu estudo tudo articulaçao flexibilidade porem nao sei oque erro nao sei se e pq venho de otro instrumento q e tao dificil ou se eu q to estudando errado nao sei oque esta havendo nao sei mais oque fazer uma margem possivel do meu erro deve se porque eu so estudo exercicio e nao estudo musica so no dia de banda sinfonica mesmo oq eu faço

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Quase Disistindo

Mensagem por rmatosinhos » 23 nov 2011, 23:53

Olá.
Desistir é para os fracos!
Tem que continuar a lutar. Se por um lado é importante fazer escalas e exercícios, o seu trabalho deverá incluís igualmente estudos, peças e repertório em conjunto, por forma a ficar mais equilibrado.
Mas, está a estudar com algum professor?
A trompa é uma autêntica fera, então é essencial, especialmente no início um professor que ajude a vencer a fera...
Luto contra essa fera há 17 anos, às vezes venço, às vezes vence ela :D
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Quase Disistindo

Mensagem por Cátia » 24 nov 2011, 11:05

Oi Brenda! Que bom vê-la por aqui! hehe

Olha, a nossa querida trompa exige muito mesmo! Toco há 3 anos. Comecei na Orquestra e mal sabia onde apertava os rotores, marcava tudo! hehe
Só alcançava até o lázinho da segunda linha..(fica vendo) rsrs
Mas tava á! O que eu vejo em vc, pelo que escreve, uma pessoa muito interessada, que ama música!Quer tocar logo!
Porém nosso instrumento exige muita técnica, determinação, dedicação diária, entre outras coisistas. :rolleyes:
Então, eu tinha uma peça que exigia o do espaço suplementar superior, e eu queria por que queria fazer, (claro que não saía nada) Quase morri de dor de garganta! Era muito afoita, queria tudo na hora.

Mas meu professor me fez entender o seguinte: "É como um caminhar"
Imagine que vc queiria ir para o 90º andar de um prédio.
Para tal precisará chegar ao primeiro, certo?
Irá de escada, degrau por degraru.............Ou de elevador. Mas, terá que passar por todos os andares, até chegar ao teu objetivo.

Vc toca apenas 7 meses!!!!!!
Eu há 3 anos, e ainda tenho muitas dificuldades!
Nós estamos nos primeiros andares! Temos muito que aprender, ainda!
Muitos desafios, mas também muita vitórias. :yawinkle:

Por tanto querida, não desista!Seja persistente, paciente, e sonhe! rsrs
Vc tem potencial, vontade de aprender, e é uma trompista muito legal! :tr1:




Abraços!

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Quase Disistindo

Mensagem por brenda » 24 nov 2011, 18:48

Voces tem razao e que as vezes fico nervosa ao ver que no eufonio era tudo mais facil com 3 anos de trabalho e na trompa e tudo muito dificil mesmo eu me dedicando ao maximo mais eu nao vou desistir eu quero seguir carreira

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Quase Disistindo

Mensagem por Cátia » 24 nov 2011, 22:00

Que legal!
É isto mesmo! Seguir carreira é ótima idéia!
Olha, eu toquei bombardino durante uns 5 anos, e fiquei som tocar uns 20 :(
Tive uma dificuldade muito grande. Estava acostumada com a altura diferente, as digitações, o bocal, a mão que usava era a direita, enfim......São muitas diferenças, entre eles. Sou suspeita em dizer, mas já ouvi de outros trompistas, inclusive em sites, onde diziam que tocar trompa não é nada fácil. Geralmente as pessoas se adaptam facilmente aos outros instrumentos, o que não acontece com a trompa.
"Tocar trompa não é difícil, é divinooooo!!!" :tr1: :tr1:

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Quase Disistindo

Mensagem por rmatosinhos » 24 nov 2011, 23:51

De acordo com o livro dos recordes do Guiness a trompa e o oboé são os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar...

Há que encarar isso como um desafio e não uma dificuldade.

Pertencemos a um grupo selecto de domadores desta fera que dá pelo nome de trompa.

Os comuns mortais nem sonham o que isto é difícil, mas em contrapartida, para eles a trompa será sempre um instrumento agradável de ouvir e nunca poderão ter a experiência de fazer música para uma sala cheia.

Nos dia em que pensar que é difícl, lembre-se disso e de como nenhum dos seus vizinhos sabe o que é tocar trompa :yawinkle:
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Quase Disistindo

Mensagem por mapereira » 25 nov 2011, 01:36

Brenda,
você tem um horizonte pela frente!
Se não me engano você havia dito em outro tópico que tem apenas doze anos, muito jovem, tem bastante tempo para se dedicar e aprender a tocar perfeitamente o instrumento mais difícil de ser tocado; pense bem, somos os músicos que tocam o mais difícil entre todos os instrumentos, não é pra qualquer um, tem que ser muito especial, e você é muito especial. Eu demorei trinta anos para conhecer esse instrumento e trinta e cinco anos para segurar em minhas mãos, coisa que já fez com apenas doze anos, veja o quanto você está adiantada. Não desista porque é igual o Matosinhos disse "desistir é para os fracos", e você é forte, quando Você veio para a trompa passou à ter um grande desafio, mas os grandes vencedores são aqueles que tem grandes desafios, pense nisso. Não desista jamais, insista, mas vá com paciência, com muito amor, você vai vencer. Lembre-se: tocar trompa é difícil, mas não impossível. Pra quem quer ser vencedor não existem os impossíveis, mas "tudo é possível ao que crer"; creia que vencerás e terás a vitória. Diga para a sua dificuldade que ela é pequena e ela se tornará pequena.
Quando comecei com a trompa não havia quem ensinasse, tinha tudo para desistir, mas o amor pela trompa falou mais alto e hoje consigo tocar algumas notas para louvar ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Creia! Insista! Pratique! E conseguirás!
Felicidades, Brenda!

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Quase Disistindo

Mensagem por hugoleo » 25 nov 2011, 21:47

Desisssssssssste naaum eu era do euphonium mudei pra trompa tbm a 8 meses nao e facil nao eu estudo 6 Hrs por dia de trompa todo santo dia menos domingo q e so 2 H porem mesmo eu estudando td isso tenho mt dificuldade nos medios agudos minha boca vibra aos lados ta uma d...[editado pela moderação] uhasuhash porem nois estudamos e nao vemos o quanto evoluimos porque tamos acustumados a ouvir isso sempre porem evoluimos sim ... a trompa e um instrumento muito dificil , tem q ter paciencia eu era mais ou menos = voce a 2 meses atras fica disisperado em querer evoluir rapido e passa por cima de tudo nao e assim nao quando eu parei de ser assim e comesei a fazer os exercicios com cauma e dividir exercicios e musica td comeso a fluir bem melhor meus problemas aos pocos estao acabando devo muito a este forum porque professor mesmo eu nao tenho e nem por isso eu vo desistir eu quero e vou ser trompista... eu fazia parte da orquestra de metais do Marcus Bonna um dos maiores trompistas graves que ja existio e um bom Produtor de Bags ... depois que eu sai de la senti muita falta achei que nao ia conseguir fazer mais nada pq la eu tinha td de melhor possivel instrumento professor e etc td do melhor e pq eu sai e uma longa Historia mais em fim me deram uma oportunidade de tocar oque eu queria nao la aonde tinha tudo mais em um lugar onde o pessual e 10000000000000000000000 nao e a mesma instrutura e nao tem professor porem pramim e tudo oque eu preciso pra ser um bom trompista eu faço = todos daqui eu busco informaçoes me informo de como posso melhorar fazer o melhor e me dedico eu atraveso 2 Cidades pra ir estuda trompa pego onibus as 6 da manha volto as 3 da tarde pra casa morrendo de fome saio as 4:30 em quinta pra volta 00:00 isto com minha familia passando dificuldade financeira eles dao o dinheiro sacrificado deles pramim ir pra la ainda .e eu to indo mesmo assim olha quanto obstaculo e nem por isso eu desisto pensa nisso nao desista facil nao é porem vale muito a pena

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Quase Disistindo

Mensagem por Cátia » 26 nov 2011, 00:33

Fiquei sem palavras..........
Estive diante de muitos obstáculos, desistir já passou pela minha cabeça, mas resisti. Pois é como o Matozinhos disse: "Devemos encarar como um desafio, e não como uma dificuldade". Isto muda tudo!
As pessoas apreciam o som do nosso instrumento, porém nem imaginam o desafio, que é domar esta fera!
Depois que li estas palavras, e as experiências vividas pelos trompistas, contidas neste forum, seus desafios sendo superados, enfim.... Me fizeram mais confiante em seguir em frente, e estudar muuuuito!

Obrigada a todos vocês!

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Quase Disistindo

Mensagem por Gil Brasil » 28 nov 2011, 00:47

Brenda, todos já disseram tudo.
Não desista, você ainda é muito nova e teve o privilégio de conhecer o instrumento mais lindo, completo e versátil da orquestra, o único que é considerado metal e madeira ao mesmo tempo, e o mais próximo da voz humana. Quer melhor que isso?

Também tenho alguns probleminhas para tocar a trompa, entre eles, que sou cadeirante devido a uma paraplegia por acidente automobilístico, com sequelas no pulmão direito, fibromialgia (dores crônicas pelo corpo todo), fadiga crônica, diafragma afetado e a incômoda posição que fico na cadeira de rodas para tocar, pois não tem como eu relaxar minhas pernas e o abdomên para ficar adequadamente posicionado para tocar.

Então, vá em frente, tenha paciência. Mas, se de todo o esforço ainda se sentir entendiada, a vida não acaba por isso. Tente outro instrumento ou outra carreira, ninguém pode ficar tentando a vida inteira algo que não traz satisfação.
Gil Brasil

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Quase Desistindo

Mensagem por mapereira » 19 dez 2011, 00:22

Brenda, cadê você? Sumiu...mas não desistiu não, né?
Dá um sinal de vida, menina.

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Quase Desistindo

Mensagem por hugoleo » 20 dez 2011, 01:07

ela sumio #-o

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Quase Desistindo

Mensagem por mapereira » 03 jan 2012, 21:12

E a Brenda, hein, Hugo?
Tem que aparecer, não pode sumir nem desistir, quero ver essa menina na OSESP ainda.

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Quase Desistindo

Mensagem por rmatosinhos » 03 jan 2012, 22:40

Se ela não tem aparecido é porque está a estudar e quando voltar dirá a toda a gente que já ultrapassou os problemas
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Cátia » 04 jan 2012, 00:15

Estou torcendo por isto também.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes