Quase Desistindo

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

hugoleo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 86
Registado: 09 jun 2011, 23:08

Re: Quase Desistindo

Mensagem por hugoleo » 09 jan 2012, 17:34

ela nao entra mais nao :cry:

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Quase Desistindo

Mensagem por brenda » 11 jan 2012, 18:08

eu to tocando na banda ainda porem nao consigo tirar o problema de vibraçao aos lados da boca e nao sai nota mais aguda q o dó da 3 espaço sai ate sai ate o fa do ultimo mais eu nao consigo articular e nem manter nao sei mai oque fazer

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Cátia » 11 jan 2012, 22:04

Oi Brenda! Quanto tempo!! \o/

Que bom ter notícias tuas! rsrs
Olha, é assim mesmo, querida. Comigo também acontece o mesmo. Até hoje!!!! :tr1:
Entendi que devo fazer escalas todos os dias. Fazer escalas na trompa, é como me alimentar, e tomar água! hehe
Tem que ser todos os dias!
Vc tem um orientador de trompa, pra te ajudar?
Outra coisa. Antes de tocar pra valer, fazer um bom aquecimento é fundamental. Com notas longas, com calma...observar a respiração...Lembrar de descansar uns minutinhos... Enfim, Brenda, saiba que sentimos muito tua falta aqui no forum, viu! rsrs
E que torcemos pra que vc não desista. Pois vc tem potencial, é jovem, tem muito caminho pra percorrer ainda, querida!
Uma sugestão: Já experimentou outro bocal?
Como não nos vemos, fica um pouco complicado esta questão. Mas... observe o bocal. Ele pode influenciar um pouco.
O que eu uso atualmente, me proporcionou mais conforto em relação ao que usava anteriormente.
Consigo soprar desde as notas mais graves, até o lá acima do pentagrama. Aquele que fica lá em cima do coqueiro! hehehe Mas olha, eu já toco há dois anos! E isto eu consegui este ano! ](*,)
E, como diz o Matosinhos..... Domar esta fera, é um constante desafio! :yawinkle:

Então... até breve, Brenda!

Abraços!♥

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Gil Brasil » 15 jan 2012, 00:56

brenda Escreveu:eu to tocando na banda ainda porem nao consigo tirar o problema de vibraçao aos lados da boca e nao sai nota mais aguda q o dó da 3 espaço sai ate sai ate o fa do ultimo mais eu nao consigo articular e nem manter nao sei mai oque fazer
Brenda, cito adiante Ricardo Matosinhos:
"comece entre o dó central e o fá central e todos os dias aumente meio tom acima e meio tom abaixo. Assim que começar a sentir dificuldades aumente 1/2 tom por semana, quando voltar a sentir dificuldades aumente meio tom a cada 2 semanas e quando voltar a sentir dificuldades 1/2 tom por mês, nessa altura já terá certamente uma embocadura bem formada. Acima de tudo convém não forçar, mas se não estudar uma tessitura em que tem dificuldades ela não vai milagrosamente melhorar. Portanto estude, mas com bastantes pausas".

Ou seja, a vibração aos lados da boca é senão um caso de fortalecer a embocadura, os músculos laterais. Não force as notas que não consegue no momento, apenas fortaleça as que consegue. Aí, como transcrito acima, quando estabelecer-se firme numa nota, sem vibrações e sem perda de potência, passe a estudar meio tom acima, isto é, trabalhe com exercícios envolvendo notas que consegue com firmeza.

Você está ansiosa e quer atingir notas mais agudas que sua embocadura lhe permite no momento. A casa começa pelo alicerce, que é a base de tudo e que ninguém vê com os olhos pois está subterrâneo, mas é o alicerce que sustenta todas as paredes, o teto e o acabamento. Fortaleça o alicerce com tempo, com bastante prática nas notas base e suba aos poucos para as notas mais agudas. Não basta conseguir a nota uma vez ou outra, é preciso ter estabilidade e firmeza, e isso somente se consegue com tempo. E tempo é o que vc mais tem, pois tem só 13 anos de idade.

Outra coisa: talvez o seu bocal JK 3CM seja profundo demais para sua embocadura. Tente o JK 3EM ou, no máximo, o JK 3DM. Estou usando um 01DK e caiu como uma luva para mim. Talvez seria o caso de vc experimentar um bocal Stork, eles têm várias opções.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Administrador do Site
Administrador do Site
Mensagens: 1609
Registado: 23 dez 2004, 18:22
Localização: Ermesinde
Contacto:

Re: Quase Desistindo

Mensagem por rmatosinhos » 15 jan 2012, 12:41

Ainda bem que continua por cá. Não fique obcecada com o registo agudo pois essa preocupação não. Tem pelo menos 2 oitavas abaixo do dó central para estudar, portanto vá subindo e vá descendo. Sendo a trompa um instrumento de sopro, mais velocidade de ar ajudar na maioria dos casos. Paciência, Calma, Persistência :partyman:
Ricardo Matosinhos
Administrador do Forum

brenda
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 37
Registado: 16 set 2011, 18:54

Re: Quase Desistindo

Mensagem por brenda » 15 jan 2012, 21:54

esta bem ;D mais vou continuar com o bocal 3CM pois nao tem otro e foi muito sacrificado compra ele mais eu consigo alcancar ate o fa da ultima linha pois nao consigo controlar ate o dó eu consigo tocar por tempos porem depois de um poco de tempo a boca comesa a vibrar e quando toco FF tambem ENTEnde?

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Cátia » 17 jan 2012, 18:35

Ainda tenho esta dificuldade. Alcançar o Lá4. ( lá em cima do coqueiro) rsrs
Ao fazer meus exercícios, quero logo alcançá-lo. Até consigo, mas ele não sai bonitinho. Concluí que devo exercitar a paciência, ao executar os exercícios. Dominar esta ansiedade, tem sido um grande desafio pra mim.
Estou fazendo como o Gil, e o Matosinhos nos orientou. Parece muito longo o caminho, mas entendi que não pode ser diferente.Hoje não tentarei este Lázinho tão almejado! [-X Me limitarei apenas ao Lá bemol. :tr1:

gabriel.marcelino
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 27 jan 2012, 13:11

Re: Quase Desistindo

Mensagem por gabriel.marcelino » 27 jan 2012, 13:14

ahh querida, acredite, enquanto vc não tá conseguindo subir as notas... eu não consigo descer.. o dó grave é muito difícil... =/ mas não desista ... ok?

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Quase Desistindo

Mensagem por mapereira » 27 jan 2012, 21:34

Brenda disse:
Ainda tenho esta dificuldade. Alcançar o Lá4. ( lá em cima do coqueiro) rsrs

Esses agudos são um pouco difíceis, tenho que confessar; mas com treino, dedicação e tempo, principalmente tempo, conseguimos alcançar tais notas. Você vai alcançar e até mais que isso, Brenda, tem bastante tempo prá isso.
Que trompa é a sua, Brenda? Só por curiosidade...

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Quase Desistindo

Mensagem por mapereira » 27 jan 2012, 21:45

Gabriel Marcelino disse:
ahh querida, acredite, enquanto vc não tá conseguindo subir as notas... eu não consigo descer.. o dó grave é muito difícil... =/ mas não desista ... ok?


Eu tenho mais facilidades em notas mais graves.
Será que um outro bocal não ajudaria um pouco, Gabriel?
Faça um teste com um bocal deiferente.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Gil Brasil » 27 jan 2012, 23:21

A Paz de Deus, mapereira.

O Lá do coqueiro é da Cátia e não da Brenda. [-X #-o :partyman:

Quanto a conseguir graves, se o trompista tem lábios grossos (ou mesmo que não seja tão grossos e o bocal é muito estreito), é exigido um bocal de diâmetro interno mais largo, algo entre 17,5 mm a 18,5 mm, dependendo da "magnitude do beiço". :lol: :axe: :rolleyes:

Se o bocal é estreito não existe liberdade e flexibilidade para baixar o maxilar inferior e aí a coisa engasopa, já que a notação grave demanda maior abertura da embocadura.

Já os agudos, esses vou te contar, hein!! Só prática diária pode sustentá-los com sonoridade e firmeza. E não é todo biótipo que ajuda no registo agudo, tem gente que apela para trompista grave nas orquestras e bandas. Na Congregação, o contralto é desafiador, tendo uma tessitura agressiva com a trompa; por isso, muitos optam pelo tenor, o que eu respeito plenamente, pois o importante é tocar o instrumento, seja para louvar a Deus como nós, seja para alegrar uma plateia em concertos.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Cátia
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 135
Registado: 23 set 2011, 22:29
Localização: São José dos Campos

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Cátia » 29 jan 2012, 17:31

rsrs

Mesmo depois de ter trocado de bocal, não conseguia dar nostas graves. Mas quando eu olhava aquelas folhas de exercícios com notas graves me chamando, hehe....Não tive dúvidas!
Com muito custo, muitos erros, quase desmaiando de falta de ar :shock: NÃO DESISTI!
Algumas peças exigem tanto notas graves, como agudas, como exemplo o " Nocturno" Ops 7 de Strauss. Depois que ouvi esta música fiquei mais encantada ainda com nosso instrumento. Esta peça tem desde o Láb1 até o Láb4. Foi um desafio, mas eu queria tocar esta música, pois acho mto linda. Foi aí, que me propus a estudar, estudar, e estudar notas graves. Mas não posso sem deixar de lado as agudas. :tr1:

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Eliabe Alamo » 04 mar 2012, 20:23

Minha amiga Brenda. Parece que nos parecemos muito. Somos bastante novos (tenho 14) tocamos trompa e etc.

Eu inventei de tocar trompa na brincadeira, por que um amigo meu me falou da trompa. Eu Peguei a trompa e comecei as aulas na igreja com um professor de trompete (que nunca tinha ensinado trompa(fui cobaia rsrsr)), comecei errado, tocando sempre uma escala abaixo tocava o Do da linha inferior crente que era o do 3º espaço. Tocava com a embocadura igual a do trompete... E confesso que pensei em desistir. Passei cerca de 3 meses sem estudar... Foi quando a maestrina da orquestra começou a me pressionar para que eu estudasse para entrar na orquestra.

Eu comecei a estudar com vontade, por providencia de Deus encontrei um método de trompa pra vender. E fui corrigindo os erros, e nunca desistindo. E uma das coisas que não deixaram eu desistir era a deficiencia que a orquestra tinha em não ter uma trompa!

Não desista, insista e espere. Pois la na frente você vai ver o fruto do seu trabalho!
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Gil Brasil » 05 mar 2012, 00:24

Eliabe, não se considere o cobaia, mas sim o escolhido para tocar um instrumento tão lindo como a trompa.

Aos poucos você vai melhorando. Dedique-se e Deus vai ajudá-lo a tocar a trompa com perfeição para louvá-lo.

Fique com Deus.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Quase Desistindo

Mensagem por Eliabe Alamo » 05 mar 2012, 17:03

Gil Brasil Escreveu:Eliabe, não se considere o cobaia, mas sim o escolhido para tocar um instrumento tão lindo como a trompa.

Aos poucos você vai melhorando. Dedique-se e Deus vai ajudá-lo a tocar a trompa com perfeição para louvá-lo.

Fique com Deus.
rsrsrs
É porque fui o primeiro aluno de trompa dele. E eu sei que se não fosse Deus eu não estaria onde estou.
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes