Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Diferenças

Mensagem por mapereira » 23 ago 2012, 22:04

Que tal entrar nessa lista o flugelhorn? Som bonito, não sei o nível de dificuldade.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças

Mensagem por Gil Brasil » 23 ago 2012, 22:36

A Paz de Deus, irmão Marco Antonio.

Eu tenho um flugelhorn Weril Regium, que comprei novo ano passado. Sou suspeito para falar dele, pois sempre achei um instrumento maravilhoso, porém subvalorizado pelos músicos.

Bem, respondendo a sua pergunta, se for para tocar o contralto é bem tranquilo e tem um som melodioso, mas se for para o soprano, aí a coisa engrossa, pois demanda uma embocadura desenvolvida e muito, muito ar.
Gil Brasil

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Diferenças

Mensagem por jacksond » 24 ago 2012, 01:33

Flugelhorn estaria fora pq o irmão toca tenor, mas vlw pela sugestão.

estive olhando o boccal do trombone do irmão, e percebi que a garganta do trombone dele tem o mesmo diametro (visto a olho nú), pelo menos parece, que o meu bocal giardinelli c4 Ny, o trombone do irmão é semi novo, acho que no maximo 5 anos.

em questão ao bocal, creio que se ele pegar um com a garganta maior, facilite a projeção do som, mais, utilizando mais ar para tocar, me corrijam se eu estiver errado.

Eu tenho vontade de ter um flug, mas a grana ta curta.rsrs

Deus abençoe a todos.

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferenças

Mensagem por guira » 24 ago 2012, 02:23

Amém.
Concordo que o bombardino deveria fazer sempre tenor, fica muito lindo.
Estava meio desatualizado na questão da tonalidade dos trombonitos, bacana ter em sib.
Flug tb é muito bonito, fica bonito tb no tenor, soprano fica bacana, mas acho que fica pesado p/tocar, haja ar e embocadura. !!! tem muito som, em outro forum ouvi dizer que o flugel é da família dos Sax-horn e não dos trompetes, gostaria mais saber sobre a família de instrumentos, a trompa é da família dos sax-horn ??

a Paz de Deus a todos.

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Diferenças

Mensagem por mapereira » 24 ago 2012, 21:16

Paz de Deus para todos
Pensei que o Flugelhorn fizesse o tenor, naturalmente, e não o contralto; perdão pelo equívoco. Sei que o som dele é muito bonito e, caso não tocasse trompa, seria, junto com trombonito e sax-horn um dos sérios candidatos.
Quanto ao Sax-horn, sei que é uma mistura de sax e trompa, tanto que existe um outro nome, saxotrompa, que deve ser o mesmo; portanto, o sax-horn é que pertence a família das trompas, e não as trompas serem da família dos sax-horn.
Quanto ao Flugel, é um instrumento ainda desconhecido, como disse o Gil, de som maravilhoso, agora,à que família pertence, também não sei; falando naturalmente, poderia dizer da famiília dos trompetes, você viu em outro fórum ser ele da família dos sax-horn; só não sei se os sax-horn, por já derivarem de outros instrumentos teriam um outro instrumento derivado dele, mas pode...
As trompas são uma grande família, com uma quantidade muito grande de instrumentos das mais variadas formas e tamanhos e vozes; acredito não derivar de nenhuma outra família, mas já ter esse nome próprio há séculos. Talvez o none trompa seja novo, mas o nome "chifre", cor em francês, horn em inglês, dentre outros nomes em outras línguas, já exista há centena de anos, o problema é que os chifres não eram usados na música oficial, passando a ser usados somente a partir do século XVII. Já na época de Moisés ou até antes usavam os chifres de carneiro para as solenidades ou para o chamado de guerra e Josué, ao rodear Jericó, mandou que os sacerdotes tocassem as buzinas. Como se vê, a trompa já existe há milhares de anos, só que com outros nomes.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças

Mensagem por Gil Brasil » 25 ago 2012, 00:22

Sax-trompa ou saxotrompa não tem nada a ver com a família de trompas. Trompas, grosso modo, são descendentes de qualquer coisa que se parece com um chifre (horn): shofar israelita, trompa de caça, trompa natural, trompa dos Alpes, berrante brasileiro, trompa piccolo, contrabass horn (ou trompa baixo, muitos a consideram na família dos tubas pelo som, outros a consideram trompa pelo formato), trompa de pistos e a atual trompa de rotores (simples, dupla ou tripla).

A família sax-horn deriva da invenção de Adolf Sax, o mesmo inventor do saxofone. Os sax-horn na verdade deu origem a tudo que conhecemos sobre tubas, bombardinos, sousafones, euphoniuns. À época, os sax-trompa tinham instrumentos que abarcavam desde o mais agudo (sopranino) até o mais grave (sub-contrabaixo), porém a maioria dos modelos originais foram abandonados por problemas de tamanho e afinação. Hoje, podemos dizer que restaram dos originais, o barítono (tenor; não confundir com saxofone barítono) e o saxotrompa alto (conhecido como "alto horn" e se parece com um bombardino menor).

Porém, há menções que o alto-horn seria o atual flugelhorn, o que discordo frontalmente, pois o flugelhorn é da família dos trompetes, assim como o cornet e o pocket. E mais, tem menções de que o "alto-horn" seria o que conhecemos por tuba wagneriana. Aí vai ficando uma salada mista!!!

Quanto à família das tubas, incluem-se os bombardões (military bombardon) e os bombardinos ("bombardões tenores"). Por isso, temos nós razão quando dissemos que o bombardinho é voz de tenor, e não do baixo. Nesta família, pode-se incluir o sousafone, o helicon e a tuba de marcha (ou contrabugle) ---> foto abaixo.

Imagem

Pode-se dizer (há muitas polêmicas) que o euphonium e o bombardino pertencem à família das tubas, e que o barítono pertence à família sax-horn.

A discussão é longa: quem quiser um pouco mais de diversão, leia o artigo: EUPHONIUM, BARÍTONO, OU… BOMBARDINO?.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças

Mensagem por Gil Brasil » 25 ago 2012, 00:31

guira Escreveu:Amém.
Concordo que o bombardino deveria fazer sempre tenor, fica muito lindo.
Estava meio desatualizado na questão da tonalidade dos trombonitos, bacana ter em sib.
Flug tb é muito bonito, fica bonito tb no tenor, soprano fica bacana, mas acho que fica pesado p/tocar, haja ar e embocadura. !!! tem muito som, em outro forum ouvi dizer que o flugel é da família dos Sax-horn e não dos trompetes, gostaria mais saber sobre a família de instrumentos, a trompa é da família dos sax-horn ??

a Paz de Deus a todos.
Amém, guira.

Quanto ao bombardinho já disse algo na resposta anterior.

De fato, o flugelhorn pode fazer o tenor, mas, na minha opinião, falta-lhe timbre e potência. No soprano fica lindo, mas haja ar. Nos EUA, chamam o trombonito de "flugabone", nome dado pela fabricante King, numa possível (ou clara) referência à mescla de flugelhorn com trombone. Vídeo abaixo:





O trombonito (ou trombone de marcha) nada mais é que um trombone, e a exemplo, também é afinado em Sib, aliás é a afinação mais melodiosa do trombone, sendo a afinação em Dó muito mais áspera e pobre em harmônicos, visto que o tubo de Dó é mais curto. Outro dia um irmão que toca trombonito em Dó me reclamou exatamente isso.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Eliabe Alamo » 25 ago 2012, 02:38

Na semana passada eu fui para o anversário da Banda Sinfônica Arthur Paraguai aqui em Mossoró, e tinha no papelzinho o nome dos instrumentos e o nome dos músicos. Então tinha lá Sax-horn: fulaninho, cicrano e beltrano... então um amigo meu que toca trompete disse que sax-horn era a mesma coisa de trompa, então eu discordei, disse que sax-horn era um instrumento parecido com um bombardino (visto que eu ja havia pesquisado sobre esse instrumento), e ele continuou teimando comigo. Nahora que foram apresentar os músicos aí disseram: no sax-horn tem: fulaninho, cicrano e beltrano, então se levantou os caras com as trompas na mão. Então ficou nisso eles dizendo que sax-horn era o mesmo que uma trompa.
Agora vou esclarecer bem a ele o que é um sax-horn.

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por mapereira » 25 ago 2012, 19:13

Gil e amigos trompistas
Uma aula e tanto, dá gosto aprender!
Realmente a quantidade de instrumentos que temos hoje é muito grande, com instrumentos semelhantes, mas com vozes diferentes, dá para confundir bastante. Na minha comum um irmão possui um barítono, quando ele disse o nome pensei ser um sax-horn, só que não sabia ser o barítono da família. Outros que confundem bastante são as tenor horn e os bombardinos europeus, se parecem bastante; dia desses vi um anúncio de venda de um bombardino alemão muito parecido com a tenor horn, cheguei a achar que o vendedor estava equivocado, mas ele repetia varias vezes que era um bombardino. Agora essa tuba de marcha deve dar dor nas costas pelo formato dela.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Gil Brasil » 27 ago 2012, 00:00

Eliabe Alamo Escreveu:Na semana passada eu fui para o anversário da Banda Sinfônica Arthur Paraguai aqui em Mossoró, e tinha no papelzinho o nome dos instrumentos e o nome dos músicos. Então tinha lá Sax-horn: fulaninho, cicrano e beltrano... então um amigo meu que toca trompete disse que sax-horn era a mesma coisa de trompa, então eu discordei, disse que sax-horn era um instrumento parecido com um bombardino (visto que eu ja havia pesquisado sobre esse instrumento), e ele continuou teimando comigo. Nahora que foram apresentar os músicos aí disseram: no sax-horn tem: fulaninho, cicrano e beltrano, então se levantou os caras com as trompas na mão. Então ficou nisso eles dizendo que sax-horn era o mesmo que uma trompa.
Agora vou esclarecer bem a ele o que é um sax-horn.

Vlw
Brincadeira hein, Eliabe! Os caras tocam numa banda e chamam trompa de 'sax-horn. Ah, pára o mundo que eu quero descer.

Aposto que isso é só porque sax-horn soa bonito aos ouvidos, aí os caras ficam inventando moda.

Pode falar pra eles sem medo de errar, nada a ver.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Gil Brasil » 27 ago 2012, 00:05

mapereira Escreveu:Gil e amigos trompistas
Uma aula e tanto, dá gosto aprender!
Realmente a quantidade de instrumentos que temos hoje é muito grande, com instrumentos semelhantes, mas com vozes diferentes, dá para confundir bastante. Na minha comum um irmão possui um barítono, quando ele disse o nome pensei ser um sax-horn, só que não sabia ser o barítono da família. Outros que confundem bastante são as tenor horn e os bombardinos europeus, se parecem bastante; dia desses vi um anúncio de venda de um bombardino alemão muito parecido com a tenor horn, cheguei a achar que o vendedor estava equivocado, mas ele repetia varias vezes que era um bombardino. Agora essa tuba de marcha deve dar dor nas costas pelo formato dela.
Mapa, li em algum lugar que o euphonium é um barítono mais macio e melodioso.
No link que postei tem muita informação a respeito.
Agora, são tantos instrumentos parecidos que ficamos meio perdidos mesmo.
Porém, os cearenses chamarem trompa de sax-horn é que eu nunca tinha visto.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por guira » 05 mar 2014, 03:53

A paz de DEUS à todos.
Me parece que bombardino, sax-trompa tenor e euphonium são o mesmo instrumento com nomes diferentes, o nome correto creio que seja euphonium, todavia, como o instrumento usa o sistema de bombas, e é menor que a Tuba (bombardão) apelidou-se de bombardino por ser uma referência a bombas menores que a Tuba Baixo, o Euphonium ao que me parece é uma tuba tenor, os bombardões(tubas) são as tubas baixo, e o que chamamos (CCB) de sax-horn (bombadinito,sax-trompa)me parece que são tubas contraltos.
Na Wikipédia explica que "Esses intrumentos foram desenvolvidos por Adolphe Sax. O objectivo de Sax era de desenvolver uma família homogénea de instrumentos (à imagem de o que ele tinha feito com os saxofones), para serem usados como substitutos dos metais de orquestra, para as bandas militares e as bandas de metais. Posto isto, em 1844 foram apresentados1 uma série de instrumentos indo desde o (mais agudo) sopranino até o (mais grave) sub-contrabaixo. Nem todos os tamanhos chegaram a ser frequentemente utilizados, mas sabe-se que foram utilizados, por exemplo2 , em bandas militares dos Estados Unidos. Alguns tamanhos foram gradualmente abandonados, ou devido a problemas de afinação3 , ou devido à qualidade sonora superior de outros instrumentos. Hoje em dia, as bandas utilizam as cornetas de pistões para substituir as saxotrompas mais agudas e as tubas (ou alternativamente os helicons ou os sousafones) para substituir as saxotrompas mais graves. As saxotrompas mais vistas hoje em dia são a saxotrompa alto [4][5] e a saxotrompa tenor (barítono)"
Segue o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saxotrompa


. Há tb as tubas contrabaixos.
A tuba wagneriana combina elementos da tuba(campana voltada para cima) e elementos da trompa (chaves, bocal e tocar mão esquerda) a TW é um instrumento intermediário entre a trompa e o trombone, semelhantemente acontece na família das cordas violino e cello entre os dois há a viola.
A TW tem um som sombrio parecido com o trombone e menos incisivo igual a trompa.
Espero ter ajudado ou causado mais dúvidas.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por Gil Brasil » 05 mar 2014, 21:49

Me parece que bombardino, sax-trompa tenor e euphonium são o mesmo instrumento com nomes diferentes, o nome correto creio que seja euphonium, todavia, como o instrumento usa o sistema de bombas, e é menor que a Tuba (bombardão) apelidou-se de bombardino por ser uma referência a bombas menores que a Tuba Baixo, o Euphonium ao que me parece é uma tuba tenor, os bombardões(tubas) são as tubas baixo, e o que chamamos (CCB) de sax-horn (bombadinito,sax-trompa)me parece que são tubas contraltos.

APDD, Guira.

Sax-trompa (ou saxotrompa) é uma família de instrumentos, que são os tubas, bombardinos (e/ou euphonium), bombardões e sousafones.
Há classificações que separam a família dos euphonium, que incluem o próprio euphonium (Bb), o barítono (Bb) e o alto-horn (Eb).

Bombardino (ou sax-trompa tenor) é um instrumento da família dos tubas (também conhecida tradicionalmente por família sax-trompa); é também nominado como bombardino por fabricantes (Yamaha, por exemplo), lojas e músicos. Observe na imagem abaixo que o bombardino tem uma construção mais "musculosa" em relação ao barítono e ao alto-horn.
Imagem

Barítono (também nominado simplesmente "sax-horn"), afinado em Bb, da família do euphonium.
Imagem

Este aqui é o alto-horn (afinado em Eb e voz de contralto, parecido com o flugelhorn):
Imagem

A discussão é longa, mas muitos fabricantes e músicos consideram euphonium e bombardino como o mesmo instrumento.
Quanto ao barítono e ao alto-horn, aí sim há diferenças nítidas.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por guira » 07 mar 2014, 14:48

Amém Caro Ir. Gil.
Estou na corrente que Euphônium e bombardino são os mesmos instrumentos.
Realmente a diferença é bem clara quanto ao Alto Horn e o Barítono.

gerson
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 1
Registado: 24 set 2014, 17:38

Re: Diferenças: tuba wagneriana, bombardino, euphonium, etc

Mensagem por gerson » 24 set 2014, 17:53

1- Qual a diferença do bombardino eo eufhonium o som altera ou e o mesmo so muda o nome
2-Qual a diferença bombardino e o bombardino vagnariano .
3Bombardino vagnariano toca tenor ou baixo o som muda ou e igual do bombardino.
4PRETENDO comprar e gostei do modelo vagnariano mas nao sei se o som e suave ou agudo para tocar baixo.
5NO SITE THOMAN TEM MODELO VAGNARIANO EM TENOR EM BARITONO QUAL A DIFERENÇA DO SOM ,UM FAZ TENOR OUTRO BAIXO O SOM E IGUAL DO BOMBARDINO.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes