Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
viniciusaugusto
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 13 set 2012, 03:36
Localização: São Paulo
Contacto:

Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por viniciusaugusto » 13 set 2012, 04:31

Boa noite à todos !

Primeiramente como sou novo no fórum gostaria de me apresentar :
* Me chamo Vinicius, sirvo a Deus na Congregação, músico à 7 anos com Trombone e instrutor de bocais. Sou de SP - Zona leste

Há algum tempo me despertou o interesse por tocar trompa, e já fazem 40 dias que esse desejo de concretizou !!!
Bom, como não tinha nenhum contato com trompas, recorri à internet para embasar as decisões que viriam de acordo com as opiniões de pessoas experientes no assunto.... e foi ai que encontrei este portal !

Por isso meus sinceros agradecimentos à equipe responsável pelo site e também à tantos outros que completam os diversos assuntos/opiniões/conhecimentos ! =D>
As informações aqui compartilhadas me ajudaram muito e continuam me ajudando à aprender este incrível instrumento. =D>

Sinto-me feliz por participar e talvez contribuir com minhas cabeçadas, digo, experiências para o bem comum de todos.... #-o #-o


À nível de informação segue algumas opiniões que nestes dias já vivenciei :


* Meu objetivo de compra não poderia passar dos R$ 3000....
Testei várias trompas chinesas ( Shelter, Conductor, Waldman, Eagle e Pear-River) e 2 Weril na faixa de R$ 3000,00 - Fiquei com a Pear-River Simples em Bb com a chave em L !
Ela é a mais afinada de todas e possui uma projeção e clareza que me surpreendeu.
A Eagle soou na minha opinião mais harmoniosa,porém com menor projeção comparada À Pear-River, contudo, como era mais cara e não tinha simples , decidi por enquanto em ficar com Pear-river...

As opiniões que estão no forúm sobre a comparação entre as Chinesas e as Weril são bem verdadeiras...aqueles que estão iniciando realmente devido ao fator $$$ aconselho as chinesas...não muda em quase nada mesmo...oque muda são R$ 2000 à mais na Weril...

E sem dúvida alguma...não comprem a Shelter...é nebulosa...


* Bocais : Testei vários....Bach 11, Bach 7 , Giardinelli g17 , Weril 10, JK 2 DK , e o Denis wick heavy top 5 ....Estou com o Denis wick...
Semelhante a opinião de outro músico do site, ele me dá clareza, firmeza nos ataques e nas dinâmicas, de todos esses bocais o som mais "aveludado e escuro" e uma resistência á fadiga incríveis...o mais interessante dele é o fator esforço/quantidade de ar X Volume de som...
Acredito que essas qualidades na verdade são comuns aos bocais com maior massa, já vivenciei isso no trompete e no trombone...
Recomendo aos iniciantes em trompa que assim como eu procuram firmeza e estabilidade na execução.

De qualquer forma o bocal está me servindo bem...

Agora, sobre as notas agudas, e é ai onde espero ajudar outras pessoas afirmo...tenham paciência e estudem...

Nas primeiras semanas sofria para tocar o DO 4 ....
A cada semana a embocadura foi se ajustando...ajustando....

Hoje estou sofrendo pelo LA 4 ....

Faço o possível para seguir o conselho do Gil e do Matosinhos : - Estudar todos os dias ....sem perder o foco...pelo menos 40/50 minutos....principalmente escalas e arpejos...pode ser meio chato, mas dá muito resultado...


Abraços e muito obrigado !

jacksond
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 28
Registado: 13 jun 2011, 17:29
Localização: Pinda - SP

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por jacksond » 13 set 2012, 22:03

A paz de Deus irmão Vinicius, seja sembre bem vindo ao forum e a este lindo instrumento.

eu tbm sou da congregação, Pindamonhangaba pra ser mais exato, iniciei com muita dificuldade, mas graças a este forum e alguns trompistas que trombei por ai, hj toco mais ou menos.

Eu contribuo neste forum com as minhas perguntas hehe, mas vejo que você ja tem uma bagagem boa e não terá dificuldades.

Em questão de bocal, fiquei interessado neste que vc se referiu, pois tenho um bocal weril e um gardinelli c4 que é mais indicado para graves e medio.

Com relação à trompa, sou suspeito pra falar sobre a weril, pois tenho uma weril master fa/sib de rotor, instrumento que adquiri dando minha chineisinha de entrada mais uma volta. Mas eu senti uma difirença muito grande em relação às duas que me referi, deve ser pela qualidade da chinesa, era uma CSR Eastman de 4 rotores sib/la.

Em questão de estudos, prefiro dividir a carga horaria, em seções de 10 a 15 minutos, dependendo da embocadura.

Sinta-se membro da familia e que Deus te abençoe nesta caminhada.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Eliabe Alamo » 13 set 2012, 23:40

Seja bem vindo Vinicius.
Toco com uma Weril K840, pra falar a verdade não gosto muito dela não. Mas como é um instrumento muito lindo e é o que no momento me quebra o galho, estou satisfeito.
A Weril deveria abrir os olhos para a divisão das trompas em sua fábrica. Ela fabrica bons instrumentos, podemos citar o sax, o clarinete, trombones... Mas infelizmente não acontece o mesmo com as trompas.. [-X
Hoje não vale a pena comprar uma trompa Weril pois o preço para adquirir uma não compensa, é melhor pegar uma chinesa e gastar o dinheiro com outras coisas ou pagar mais por uma Yamaha talvez...

Vlw ate +
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

viniciusaugusto
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 13 set 2012, 03:36
Localização: São Paulo
Contacto:

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por viniciusaugusto » 14 set 2012, 01:08

Opa !!! é um prazer conhecê-los amigos e irmãos !

Então Jacksound , sobre o bocal o recomendo ....vc pode encontrá-lo na tj music por 280 dinheiros....
O meu consegui no ML, de um excelente vendedor chamado frankfurtmusic....ele trabalha forte com bocais de trompete.
Certo dia apareceu com o Denis wick à $ 200...não hesitei e comprei..

Inclusive ele está vendendo giardnelli g17 à $ 80... preço bem abaixo....eu fui na casa dele em Guaianazes buscar o bocal (30 minutos de carro)...
Ele vai nos USA à cada 30/40 dias e traz os bocais e outras coisas de diversos instrumentos...por isso os preços são bons...
Já me adiantei e perguntei sobre uma possível encomenda de alguma trompa e ele aceitou com um preço agradável, talvez no inicio do próximo ano eu faça isso...

Eliabe brother, sobre a questão da Weril concordo com vc em número e grau ! O problema não é que as trompas são "ruins" ,muito pelo contrário...percebi nas trompas que testei uma diferença boa principalmente na ergonomia do instrumento... porém se tornam opções caras se forem comparadas as chinesas... e caras se comparadas as intermediárias yamaha, conn e holton..!

Ora, no nosso pais R$ 2000...R$ 1500 fazem muita diferença ! e é esse o problema da Weril...tenho certeza que se as trompas fossem no máximo R$ 500 mais caras teríamos mais Weril do que chinesas...mas esse assunto é bem complexo, já que envolve as questões de tributação, mão de obra e incentivos fiscais do nosso pais , e do outro lado os dragões chineses, indianos e coreanos que engolem tudo !!!

Com essa grana dá pra investir em um bocal TOP, um estojo bom e outras coisas à mais mesmo....

abraços !

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Eliabe Alamo » 16 set 2012, 03:57

É muito complicado, pois os impostos absurdos que pagamos em nosso país dificulta muito o crescimento da indústria nacional. Mas a Weril bem que podia olhar com mais atenção para não se tornar uma marca de entrada. Ela tem que se tornar uma marca que ofereça um bom custo-benefício, e que tenha uma qualidade reconhecida pelo mundo.
Pois a weril fica muito vaga no mercado, nós geralmente puxamos ou pras chinesas ou para as famosas pois não vale muito a a pena adquirir uma....

Vlw Vinicius Abs
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

mapereira
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 138
Registado: 31 jul 2010, 02:39

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por mapereira » 16 set 2012, 12:59

Paz do Senhor, Eliabe
Realmente a Weril poderia dar uma melhoria nas suas trompas para não ter que ser comparada com as chinesas.
Quando se fala em produtos chineses já vem a desconfiança de sua qualidade, já que são produtos feitos com material de baixa qualidade e mão de obra barata. Também, poderíamos ter uma segunda fabricante nacional para concorrer com a Weril, quem sabe aí de fato ela melhoraria a qualidade das trompas?
Se isso não acontecer então continuará da mesma maneira, ou as chinesas para os menos agraciados ou as famosas para os melhores de bolso, e, no meio, a querida e única Weril, de Franco da Rocha para o mundo.

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Eliabe Alamo » 17 set 2012, 14:47

Paz do Senhor
Pois é, ela poderia melhorar a qualidade do produto ou baixar o preço para poder concorrer com as chinesas. Pois ela ficando nesse meio termo ela vai perder muito! Além de sujar a propria imagem.

Vlw
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Gil Brasil » 19 set 2012, 23:40

Eliabe Alamo Escreveu:Seja bem vindo Vinicius.
Toco com uma Weril K840, pra falar a verdade não gosto muito dela não. Mas como é um instrumento muito lindo e é o que no momento me quebra o galho, estou satisfeito.
A Weril deveria abrir os olhos para a divisão das trompas em sua fábrica. Ela fabrica bons instrumentos, podemos citar o sax, o clarinete, trombones... Mas infelizmente não acontece o mesmo com as trompas.. [-X
Hoje não vale a pena comprar uma trompa Weril pois o preço para adquirir uma não compensa, é melhor pegar uma chinesa e gastar o dinheiro com outras coisas ou pagar mais por uma Yamaha talvez...

Vlw ate +
Eliabe, na minha opinião, quanto à Weril, os melhores instrumentos são o trombone e o flugelhorn, que já tem reconhecimento internacional; em seguida, vem a tuba, o trompete e os saxofones.

E de fato, não compensa comprar a Weril, devido ao custo-benefício que as chinesas trazem.

Quanto às trompas Weril, certa vez um irmão nosso da CCB chamado Isaac, comentou que a Weril estaria importando os rotores da Hans Hoyer. Não sei se a informação é comprovada, mas ele afirmou isso. Mesmo assim, acho que não basta, é preciso investir na mão de obra qualificada, material de primeira qualidade e construção refinada e customizada, principalmente quanto às curvas dos tubos, que é um dos maiores desafios na construção da trompa, de modo que gere o menor atrito possível para o ar. A Lewis & Duerk investiu neste quesito e afirmam ter conseguido uma trompa com pouquíssima resistência de ar dentro dos tubos, aumentando e otimizando o fluxo de ar, o que gera maior projeção e potência.
Gil Brasil

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Gil Brasil » 19 set 2012, 23:41

Bem-vindo irmão Vinícius é um prazer tê-lo conosco para compartilhar ideias e experiências.

Poste mais vezes.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Wagner Bracci » 20 set 2012, 20:27

Seja bem vindo ir. Vinicius.
Concordo com tudo, mas o tempo e a necessidade lhe diram, ou melhor lhe mostraram o caminho, conheço "trompistas" que usam Weril e chinesas e não trocam por nada, questão de gosto e de necessidade, tudo depende onde quer chegar...se aprofundar no estudo e na técnica, verás que não é bem assim. Iniciei meus estudos na trompa com uma chinesa, Conductor, não que ela seje péssíma, longe disso, mas naquilo que fazia, tocava e estudava, era a melhor trompa para mim, ao fazer alguns festivasi, fui experimentando outras marcas e modelos, ai que abriu mimha curiosidade sobre trompas, toquei na Alexander, schimitt, Yamaha, Conn, Eastemann, Shelter, Dolfhin,, etc e tal...cada qual com características, preços e sonoridade.
Hoje tenho uma Hans Hoyer's 6802, estou muito satisfeito, acredito que se estivesse estudando, poderia mudar meu conceito, mas como estabilizei, não vejo a necessidade de outras masrcar ou trompa. Temos que procurar uma linha de raciocinio e seguir nosso ideal. Estudos e rotinas orientados por profissionais vão te ajudar e nortear seus conceitos. E lembre-se, a trompa é um desafio diário, que nos satisfazem com seus sons harmonicos e sonoros...
Bons descobrimentos, usufrute desse site que é um dos mais completos na nosso lingua portuguesa.
Parabéns para seu idealizador e utilizadores. =D>

Avatar do Utilizador
Eliabe Alamo
Membro Nível 4
Membro Nível 4
Mensagens: 139
Registado: 31 ago 2011, 22:48
Localização: Mossoró-RN
Contacto:

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Eliabe Alamo » 20 set 2012, 23:57

É como já disse um filósofo: "Só se escolhe o caminho quando sabe aonde quer chegar".
Se você quer ser profissional, tenha instrumento profissional, assessórios profissionais e o mais importante estude como um profissional.

Deve ser legal tocar com uma trompa desse tipo. Se for como eles falam... não é verdade Gil?

Vlw Pessoal
Quem quer consegue, não importam as dificudades!

"Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo" Sl 33:3

Vejam Meu Canal http://www.youtube.com/user/EliabeAl/videos

viniciusaugusto
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 31
Registado: 13 set 2012, 03:36
Localização: São Paulo
Contacto:

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por viniciusaugusto » 21 set 2012, 02:23

Wagner Bracci Escreveu:Seja bem vindo ir. Vinicius.
Concordo com tudo, mas o tempo e a necessidade lhe diram, ou melhor lhe mostraram o caminho, conheço "trompistas" que usam Weril e chinesas e não trocam por nada, questão de gosto e de necessidade, tudo depende onde quer chegar...se aprofundar no estudo e na técnica, verás que não é bem assim. Iniciei meus estudos na trompa com uma chinesa, Conductor, não que ela seje péssíma, longe disso, mas naquilo que fazia, tocava e estudava, era a melhor trompa para mim, ao fazer alguns festivasi, fui experimentando outras marcas e modelos, ai que abriu mimha curiosidade sobre trompas, toquei na Alexander, schimitt, Yamaha, Conn, Eastemann, Shelter, Dolfhin,, etc e tal...cada qual com características, preços e sonoridade.
Hoje tenho uma Hans Hoyer's 6802, estou muito satisfeito, acredito que se estivesse estudando, poderia mudar meu conceito, mas como estabilizei, não vejo a necessidade de outras masrcar ou trompa. Temos que procurar uma linha de raciocinio e seguir nosso ideal. Estudos e rotinas orientados por profissionais vão te ajudar e nortear seus conceitos. E lembre-se, a trompa é um desafio diário, que nos satisfazem com seus sons harmonicos e sonoros...
Bons descobrimentos, usufrute desse site que é um dos mais completos na nosso lingua portuguesa.
Parabéns para seu idealizador e utilizadores. =D>
Prazer Ir. Wagner !

Justo ! acredito que o principio das coisas realmente é saber à qual nível/necessidade se quer chegar ... e como base nisto estabelecer as metas concretas de aprendizado e conhecimento.
No meu caso sempre tive o sonho de viver da música, porém, ainda não foi possível realizá-lo, mas creio que pela misericórdia de Deus, com o tempo e meu esforço na hora certa poderei chegar lá !

Agora, que a trompa é um instrumento "melindroso" isso é viu... À cada dia me surpreendo com os desafios que encontro, tanto na questão da estabilidade das notas, quanto nas questões de projeção e articulação...mas o grau de dificuldade e esforço para melhorar as técnicas são compensados grandiosamente pelo belo som que conseguimos produzir...essa é minha motivação...

Abraços !
Gil Brasil Escreveu:Bem-vindo irmão Vinícius é um prazer tê-lo conosco para compartilhar ideias e experiências.

Poste mais vezes.

Deus abençoe.
Amém Gil, é um prazer amigo.

Abraços

Mizael
Membro Nível 1
Membro Nível 1
Mensagens: 5
Registado: 07 ago 2014, 11:25

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Mizael » 08 ago 2014, 10:35

A paz de Deus. A todos. Me. Chamo. Mizael. Comprei. Uma. Chinesa. Ontem. Ela. Nao. E. Replica. Foi. Fabricada. Na. China. Msm. Mais na. Minha. Regiao. Nao. Tem. Instrutor. E. Eu. Estou. Com. Dificuldade. Na. Tonalidade. Ela. E. Em. Bb. Mais. Nao. Sei. Se. A. Escala. Q. To. Dando. Ta. Na. Autura. Ou tonalidade. Certa. Peço. Encarecidamente. A ajuda. De vos. Se. Puderem. Ajudar. Com. Isso. Serei muito. Grato. Se. Alguem. Poder. Me. Passar. Um. Audio. Com. A. Escala. P mim. Pegar a. Tonalidade. Eu agradeço. 941404705. Watzap. Desde. ja. Muito. Obgd e Deus. Abençoe. A. Todos.
Mizaelguedes

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Iniciação na Trompa e Agradecimentos

Mensagem por Gil Brasil » 12 ago 2014, 16:39

Mizael Escreveu:A paz de Deus. A todos. Me. Chamo. Mizael. Comprei. Uma. Chinesa. Ontem. Ela. Nao. E. Replica. Foi. Fabricada. Na. China. Msm. Mais na. Minha. Regiao. Nao. Tem. Instrutor. E. Eu. Estou. Com. Dificuldade. Na. Tonalidade. Ela. E. Em. Bb. Mais. Nao. Sei. Se. A. Escala. Q. To. Dando. Ta. Na. Autura. Ou tonalidade. Certa. Peço. Encarecidamente. A ajuda. De vos. Se. Puderem. Ajudar. Com. Isso. Serei muito. Grato. Se. Alguem. Poder. Me. Passar. Um. Audio. Com. A. Escala. P mim. Pegar a. Tonalidade. Eu agradeço. 941404705. Watzap. Desde. ja. Muito. Obgd e Deus. Abençoe. A. Todos.
Amém, Mizael.

Meu caro, se possível escreve o texto sem 'pontos finais' após cada palavra para facilitar o entendimento.

A sua trompa é sim réplica, pois na China todas as trompas produzidas são cópias de alguma trompa tradicional de marca tradicioinal. As mais copiadas são Hans Houer 801 e Conn 8D.

Se ela é em Sib, podes facilitar a digitação utilizando este arquivo que elaborei. Observe a parte "Partitura em Dó - Trompa em Sib", ou se preferir, "Partitura em Sib - Trompa em Sib". Decore a dedilhação. Baixe aqui: Chaveamento para Trompa.

Quanto à altura, há várias soluções, vou indicar duas: 1. Toque junto com um músico com sax-alto, pois é a altura correta da trompa, quando se pensa no contralto; 2. Adquira um afinador em alguma loja, ou baixe este afinador eletrônico, mas é preciso entender a ler por relatividade. Baixe aqui: Afinador S8 Tuner. Com o tempo, adquirirá a certeza da altura das notas.

Deus abençoe.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes