Tuba Vagneriana

Dúvidas em Relação à Trompa, questões técnicas, de execução, construcção, interpretação, etc...

Moderadores: Gil Brasil, rmatosinhos

Responder
André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Tuba Vagneriana

Mensagem por André Luiz Torres » 23 out 2013, 23:56

Saudações a todos.

Conforme reunião anual de encarregados regionais ( CCB),foi acrescentado a tuba vagneriana em nossa orquestra.
Qual método usar para este instrumento e qual voz faz na orquestra?
Abraços.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por Gil Brasil » 24 out 2013, 01:00

A Paz de Deus, André.

Quando Richard Wagner a idealizou pensou num instrumento que soasse como um trombone, mas com entonação menos forte, incisiva e penetrante, tal qual a a suavidade da trompa. Neste sentido, eu penso que o mais adequado é considerá-la como uma trompa grave e, portanto, mais utilizável na voz do tenor, que era a voz que Wagner as utilizava. Porém, as composições não tinham uma tessitura especificada, variavam muito.

Veja este vídeo que perceberá as diferenças entre a tuba wagneriana e trompa:


Também acho que o método poderia ser o do trombone, visto que o timbre se assemelha e a altura das notas.

Mas, creio que possa ser utilizada também no contralto, mas é preciso cuidado para não se parecer como "um trombone metalizado fazendo contralto", situação que já presenciei de um trombonista e que ficou horrível.

De todo modo, tem um som muito bonito e deve ser interessante tocá-la.
Gil Brasil

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por André Luiz Torres » 24 out 2013, 03:24

Paz de Deus Gil

Som da tuba é muito agradável ,som rico no tenor....este instrumento veio para abrilhantar nossa orquestra...

Saudações

TROMPISTACARAPICUIBA
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 15 jun 2012, 23:54

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por TROMPISTACARAPICUIBA » 24 out 2013, 19:22

Apdd Gil e André,o irmão André é um ótimo trompista e esqueceu de falar que foi apresentado como encarregado de orquestra local na semana passada,um batalhador no ensino da nossa querida e ingrata trompa kkkkk. Quando terei oportunidade de tocar de novo contigo em André,e quanto ao irmão Gil nem se fala ainda não tive o prazer.Mas creio que em breve Deus irá preparar,este ano estive bem enfermo e voltei a tocar recentemente.

Éricles Rodrigo
Membro Nível 3
Membro Nível 3
Mensagens: 92
Registado: 01 dez 2012, 12:47

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por Éricles Rodrigo » 24 out 2013, 22:22

A Paz de DEUS aos nobres trompistas!!!
Nesse papo só tem professor hein!? Quando o Enéias e o André forem até Frutal visitar o Gil, dá um toque
pra eu tbm ir...pois agora estou próximo a ele, e será um prazer ouvir vcs tocarem!!!
Fiquei contente de saber que o irmão Enéias se encontra melhor e o mais importante te tudo, louvando ao
CRIADOR, com aquilo que o "ELE" colocou em suas mãos ( TROMPA )!!!

TROMPISTACARAPICUIBA
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 47
Registado: 15 jun 2012, 23:54

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por TROMPISTACARAPICUIBA » 24 out 2013, 22:53

Deus abençoe Éricles tenho certeza que as suas orações subiram aos céus.

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por André Luiz Torres » 24 out 2013, 23:34

Amém Enéias,tudo bem?
Pode me esperar pois tenho uma dívida com vc...em breve estarei com vc em Carapicuiba.
Saudações

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por guira » 28 nov 2013, 16:07

A paz de DEUS à todos !

Bom, posso falar que "toco" (sofro ou ela sofre) a Tuba Wagneriana (TW)a algum tempo, bem então antes da reunião, então estava tocando "ilegalmente" kkkkkk
A TW é um excelente instrumento, realmente tem um som escuro, sombrio do trombone baixo e inciso como trompa.

Wagner teve a ideia pois achava que faltava algo entre os trombones e as trompas, assim criou essa Tuba Wagneriana.

Ela pode ser afinada em Sib (tenor) ou em Fa (baixo) ou ser dupla sib/fá (a minha é uma TW dupla) tem a extensão que vai do Mib1 a Re 4
Assim, ela pode executar bem o Contralto, Tenor e Baixo

Neste site encontra-se bastante explicações sobre o instrumento(este site foi indicado pelo Prof. Ricardo Matosinhos no site amigaohinos.com, conforme sites abaixo:
http://www.wagner-tuba.com/
http://www.amigaohinos.com/2012/02/trom ... riana.html

Pode ser dizer que o nome Tuba não foi muito bem aplicado, diria que é uma trompa modificada, pois, toca-se como uma trompa, embocadura, transportes, dedilhados, ressalvando que a TW não tem como usar as técnicas da mão dentro da campana.

O método poderia ser o mesmo da trompa, pois a TW tem quase a mesma extensão, no caso da CCB usamos o Almeida Dias.

O som da Tw e mais suave, mais distante, que a trompa

A TW fica muito linda qdo tocada ao lado dos Eufônicos, vulgo, bombardinos.

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por André Luiz Torres » 08 dez 2013, 16:37

Paz de Deus Guira
Você é de qual comum? gostaria de receber sua visita em Poá.
Saudações

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por guira » 25 dez 2013, 03:18

amém
Sou de Vila Nova, Campo Grande, Rio de Janeiro/RJ.

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por guira » 25 dez 2013, 03:26

guira Escreveu:amém
Sou de Vila Nova, Campo Grande, Rio de Janeiro/RJ.
DEUS abençoe.
Vez por outra estou em São Paulo, e congrego no Jaraguá.
Não sei se é próximo a ti, lá tem um trompista que morou em POÁ (Samuel) conhece ?

André Luiz Torres
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 30
Registado: 14 abr 2012, 21:46
Localização: Poá SP

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por André Luiz Torres » 25 dez 2013, 22:37

Paz de Deus Guira....o Samuel não estou lembrado ....
Congrega no Parque Santa Helena e saúda o Luiz Henrique Cop. Jovens e seu irmão César ok..
é bem pertinho de você...eles me conhece .
Quando der estarei congregado com você ok.
Saudações

Wagner Bracci
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 64
Registado: 01 mai 2008, 15:00
Localização: São José Rio Pardo, SP-Brasil

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por Wagner Bracci » 30 jan 2014, 19:41

Isso de TW, vai gerar muita complicação e confusão. Já ouvir na CCB dizer que ela é uma "tubinha- Maria Chiquinha" pequena, que toca na clave de fá da quarta linha....sabe, do tipo pocket, (que não tem nada haver), mas como dizia, tem que frizar, que a TW, é tocada ou ensinada por trompistas, senão vai ser um tal de eufonista, tubista, além de outros tantos, querendo ensinar a tocar a TW, como um bombardão, tuba ou eufhonio. Se queres tocar TW, aconselharia, no meu humilde conselho, que sejam trompistas...pois pelo que sei, o bocal é de trompa, a mão nas chaves é a esquerda,e além de muito desequilibrada, e desafinada, ela não oferece a mão direita na campana, como a trompa, para correções de timbres e afinações.......ai, meus amigos e irmãos......servirá só para desarmonizar as orquestras CCB's. Tenhamos a sabedoria e a curiosidade de termos mais informações a respeito desse "exótico" instrumento.

Avatar do Utilizador
guira
Membro Nível 2
Membro Nível 2
Mensagens: 66
Registado: 04 nov 2008, 12:15

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por guira » 05 mar 2014, 03:25

A paz de DEUS à todos
Desculpa o meu sumiço !!!
Realmente a TW tem uma fama de ser um pouco desequilibrada, todavia, já toco ela a algum tempo na CCB e não percebi alteração com ela, ela afina muito bem em todas as CCB que já toquei, tenho um afinador no celular que me ajuda muito, porém as desafinações não atribuo ao instrumento.
Realmente concordo que a TW deve ser ensinada por trompistas, pois penso eu que a TW é uma última análise é uma trompa modificada.
A TW combina muito com os Eufonicos, juntos fica um som lindo.

Avatar do Utilizador
Gil Brasil
Moderador
Moderador
Mensagens: 932
Registado: 31 dez 2009, 17:59
Localização: Minas Gerais, Brasil

Re: Tuba Vagneriana

Mensagem por Gil Brasil » 05 mar 2014, 21:17

Guira, de fato, concordo contigo que essa questão de desafinação da tuba wagneriana é mais problema do músico e não do instrumento em si.

Praticar e fortalecer a embocadura, trabalhar com afinador e tudo ficará muito bom com a performance de qualquer instrumento.

É certo que alguns instrumentos, devido à problemas de fabricação ou avarias, podem ser mais difíceis de afinar. Mas isso é outro caso.

E a tuba wagneriana junto com os bombardinos deve ficar lindo no tenor.
Gil Brasil

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes